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Demanda Contínua

v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS

TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-13
Enviado
novembro 21, 2022
Publicado
2023-12-18

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como objetivo analisar a importância do PIBID na percepção dos coordenadores das escolas contempladas pelo programa no município de Humaitá-AM. Assumindo uma abordagem de cunho qualitativa com caráter exploratório. Participaram três coordenadores. De modo geral, os resultados sinalizaram que o PIBID aparece como uma proposta norteadora para a identificação da carreira docente logo no início da formação acadêmica, pois, proporciona aos sujeitos o desenvolvimento de técnicas de ensino e aprendizagem, além de subsidiá-los com suporte pedagógico para a docência, promovendo a articulação entre a teoria e a prática. Portanto, o programa contribui para a formação docente, tanto dos pibidianos, quanto dos professores (coordenadores), visto que a partir de sua execução é possível refletir sobre a própria prática de ensino, de modo a contextualizar a profissão com os futuros professores e de promover a interação numa troca dialógica com a comunidade acadêmica para a construção de novos conhecimentos. Essas interações se tornaram um fator relevante para a atuação dos acadêmicos, pois os participantes do PIBID têm a oportunidade de consolidar a sua formação com experiências práticas no âmbito escolar. 

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