TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-13

Palavras-chave:

Prática docente; Identidade Acadêmica; Formação de professores.

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como objetivo analisar a importância do PIBID na percepção dos coordenadores das escolas contempladas pelo programa no município de Humaitá-AM. Assumindo uma abordagem de cunho qualitativa com caráter exploratório. Participaram três coordenadores. De modo geral, os resultados sinalizaram que o PIBID aparece como uma proposta norteadora para a identificação da carreira docente logo no início da formação acadêmica, pois, proporciona aos sujeitos o desenvolvimento de técnicas de ensino e aprendizagem, além de subsidiá-los com suporte pedagógico para a docência, promovendo a articulação entre a teoria e a prática. Portanto, o programa contribui para a formação docente, tanto dos pibidianos, quanto dos professores (coordenadores), visto que a partir de sua execução é possível refletir sobre a própria prática de ensino, de modo a contextualizar a profissão com os futuros professores e de promover a interação numa troca dialógica com a comunidade acadêmica para a construção de novos conhecimentos. Essas interações se tornaram um fator relevante para a atuação dos acadêmicos, pois os participantes do PIBID têm a oportunidade de consolidar a sua formação com experiências práticas no âmbito escolar. 

Biografia do Autor

Felipe Augusto Marques de Freitas, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Mestrando em ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino- PPGE/UERN. Graduado em Ciências: Biologia e Química, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Rúbia Darivanda da Silva Costa, Universidade Federal do Amazonas -UFAM

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática /PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática / REAMEC / UFMT-UFPA-UEA. Professora da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA/UFAM

Elizangela da Silva Barboza Ramos, Universidade Federal de Roraima – UFRR

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática /PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática / REAMEC / UFMT-UFPA-UEA. Professora da Universidade Federal de Roraima – UFRR

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

FREITAS, F. A. M. de; COSTA, R. D. da S. .; RAMOS, E. da S. B. TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 184–194, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.17-13. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6367. Acesso em: 27 abr. 2024.