A Relação Público-Privada na Oferta e Financiamento da Educação Infantil em Belém/Pa (2010-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-2

Palavras-chave:

Educação Infantil; Relação Público-Privada; Privatização/Mercantilização da Educação.

Resumo

O presente trabalho analisa a lógica de financiamento proposta pelas novas regulamentações voltadas à Educação Básica e o seu efeito determinante/indutor da relação público-privada na oferta e no financiamento da educação infantil em Belém/PA (2010-2019). Estudar o tema foi de suma importância para compreender o processo de privatização da educação infantil e como se processa a relação que o setor público tem com o setor privado mediante os repasses de verbas públicas para as instituições privadas sem fins lucrativos. Metodologicamente, esta pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental do arcabouço legal voltado para o financiamento educacional e as parcerias público-privadas, fez-se necessário aplicar a abordagem qualitativa de forma que fosse possível coletar e analisar descritivamente os dados de oferta e financiamento da educação infantil de Belém/PA. A análise dos dados revelou crescimento expressivo no número de ofertas pelo setor privado em comparação com o setor público e aumento das verbas públicas destinadas às instituições privadas sem fins lucrativos.

Referências

ADRIÃO, Theresa. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018

BELÉM. Conselho Municipal de Educação. Resolução nº. 04 – CME, de 28 de novembro de 2016, que estabelece procedimentos excepcional para a concessão de atos autorizativos em prol de Organização da Sociedade Civil interessadas em celebrar parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com vistas à Educação Infantil – no âmbito da Rede Municipal de Educação de Belém. Belém, PA, 2016. Disponível em: <http://cmebelem.com.br/atos-normativos/>. Acesso em: 25/02/2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: <https://www.planalto.gov,br./ccivil_03/Constituição/Constituição.htm.>. Acesso em: 24 nov 2020.

BRASIL. Laboratório de Dados Educacionais/UFPR. Indicadores Educacionais. Disponível em: <https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/#/indicadores>. Acesso em: 15 ago 2020.

BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 24/04/2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/19394.htm.>. Acesso em: 24 nov 2020.

BRASIL. Lei nº 13.204, de 14 de dezembro de 2015. Estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/.l13204.htm.>. Acesso em: 11 dez 2020.

BRASIL. Presidência da República. Câmara da Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995. Disponível em: <http://www.bresepereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf.>. Acesso: 15/02/2021

BRASIL. UNESCO. MEC. Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de zero a seis anos à Educação. Brasília: UNESCO, MEC, 2009.

BORGHI, Raquel; ADRIÃO, Tereza; ARELARO, Lisete. A relação público-privada na oferta da educação básica infantil: continuidades e rupturas. Anpae, 2009.

FERREIRA, Andréia. O Financiamento da educação infantil no contexto do fundeb em Belém (Pa) – 2010 A 2015. Belém: Universidade Federal do Pará, Dissertação (Mestrado), 2019

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Instituições Pré-Escolares Assistencialistas no Brasil (18991922). São Paulo: Cadernos de Pesquisa, 1991.

MADEIRA, Janaína; CAMPOS, Rosânia. A Relação Público-Privada na Educação Infantil: uma nova gestão pública. In: PERONI, V. Anais do 2º Seminário Redefinições das Fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Porto Alegre: UFRGS, 1ª ed, 2019.

MAZETTO, Flávio Eduardo. Estado, Políticas Públicas e Neoliberalismo: um estudo teórico sobre as parcerias público-privadas. Cadernos de Estudos interdisciplinares - Edição Especial Gestão Pública e Sociedade, p. 1-21, 2015. Disponível em: publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/viewFile/406/pdf_1. Acesso em: 12 set. 2021.

MUNDIM, Maria; SILVA, Luelí. Estado e as parcerias público-privadas na educação em Goiás. Goiânia: XXIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação. Sociedade Civil e Formação: Resistências, Rupturas, Continuidades. v. II, n. 2, FE-UFG, 2017.

OLIVEIRA, Zilma. Novos tópicos na história da educação infantil no Brasil. In: OLIVEIRA, Zilma. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

PERONI, Vera. Reforma do Estado e a tensão entre público e privado.In: V Simpósio Internacional da UFPR. Curitiba: Anais, 2009. Disponível em: http://www.redefinanciamento.ufpr.br/antigo/vera2.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.

PERONI, Vera Maria Vidal; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação brasileira. Campinas: Revista Educação e Sociedade, 2009. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 26 maio 2021

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

AARÃO FREIRE CARVALHO, F. .; RODRIGUES, I. R. S.; ALMEIDA, G. C. A. .; DA SILVA, C. S. A Relação Público-Privada na Oferta e Financiamento da Educação Infantil em Belém/Pa (2010-2019). Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 12–30, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.17-2. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6274. Acesso em: 28 abr. 2024.