Este artigo de natureza qualitativa é resultado da análise de documentos de referência e da proposta curricular de dois estados brasileiros, situados em regiões extremas, ou seja, um no Norte e outro no Sul do Brasil, onde visamos conhecer as similaridades e as diferenças para o ensino de Biologia constantes nos documentos analisados: Referencial Curricular do Paraná e a Proposta Curricular Pedagógica do Amazonas, ambos para o Ensino Médio. Para a análise, fizemos uso da Análise Textual Discursiva (ATD), a fim de compreendermos as orientações sugeridas para o ensino de Biologia. Assim, duas categorias emergiram: i) o Ensino de Biologia: Competências, Habilidades e Conteúdos; e ii) a Educação Ambiental: Interdisciplinaridade e Contextualização. Os documentos norteadores do Ensino Médio paranaense e amazonense foram construídos no intuito de fornecer aos estudantes uma formação completa e integral, tornando-os capazes de intervir conscientemente na sociedade. Nesse sentido, torna-se essencial a implementação de uma cultura avaliativa dos documentos que norteiam o Ensino de Biologia, como fator de enriquecimento, análise e comparação da realidade e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes.