O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.14-6

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Referencial Curricular, Proposta Curricular Pedagógica

Resumo

Este artigo de natureza qualitativa é resultado da análise de documentos de referência e da proposta curricular de dois estados brasileiros, situados em regiões extremas, ou seja, um no Norte e outro no Sul do Brasil, onde visamos conhecer as similaridades e as diferenças para o ensino de Biologia constantes nos documentos analisados: Referencial Curricular do Paraná e a Proposta Curricular Pedagógica do Amazonas, ambos para o Ensino Médio. Para a análise, fizemos uso da Análise Textual Discursiva (ATD), a fim de compreendermos as orientações sugeridas para o ensino de Biologia. Assim, duas categorias emergiram: i) o Ensino de Biologia: Competências, Habilidades e Conteúdos; e ii) a Educação Ambiental: Interdisciplinaridade e Contextualização. Os documentos norteadores do Ensino Médio paranaense e amazonense foram construídos no intuito de fornecer aos estudantes uma formação completa e integral, tornando-os capazes de intervir conscientemente na sociedade. Nesse sentido, torna-se essencial a implementação de uma cultura avaliativa dos documentos que norteiam o Ensino de Biologia, como fator de enriquecimento, análise e comparação da realidade e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Referências

AMAZONAS (Estado). Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio. Secretaria de Educação do Amazonas. Manaus, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Educação é a base. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 29 mai. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andrea. Metodologias inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2018.

COSTA, Rúbia Darivanda da Silva Costa. FORMAÇÃO E DOCÊNCIA: desafios e possibilidades de um curso de Licenciatura Dupla na região Sul do Amazonas. 174p. Tese. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Mato Grosso. Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Cuiabá, 2020.

DIAS. Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 8.ed. São Paulo: Gaia, 2003.

DIAS SOBRINHO, José. Educação Superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 107-126, mar. 2013

FAZENDA, Ivani Catarina. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo: Loyola, 1979.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3.ed. ver. E ampl. - Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

PARANÁ (Estado). Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Sistema Estadual de Ensino do Paraná. 2021.

PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PRATA, Erival Gonçalves. Biologia: desafios, Habilidades e Competências no Ensino no de Biologia. Guarujá: Editora Científica, 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

2022-08-30

Como Citar

COSTA, R. D. da S.; MALACARNE, V. O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 78–86, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.14-6. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6211. Acesso em: 25 abr. 2024.