Demanda Contínua
v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: : vivências e experiências nas Escola Anice Dib Jante em Rio Branco
Universidade Federal do Acre
Resumo
O presente artigo trata de uma breve abordagem sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA, estruturado a partir de uma leitura e análise da experiência pessoal como professor da área de linguagens, na Escola Anice Dib Jatene, em Rio Branco, capital do Estado Acre. Tem como objetivo traçar uma reflexão crítica sobre a condução política da EJA, tendo o ensino da língua inglesa, como ponto de partida para o intercruzamento de reflexões sobre o fazer político e pedagógico. Metodologicamente, apresenta análises de fragmentos de narrativas de três senhoras, alunas do referido estabelecimento de ensino, apresentadas durante conversas presenciais no ano de 2021. Entre percepções pessoais, diálogos e leituras, procura-se fundamentar interpretações, articulando aos olhares de teóricos e pensadores que contribuem para o entendimento da educação nas dimensões filosóficos e nas relações sociopolíticas, entre os quais: Arroyo (2005 e 2018); Larossa (2002); Freire (2001 e 2012); Foucault (2006) e Certeau (2014), além de outros colaboradores. No percurso do seu desenvolvimento, é traçado um breve contexto local, onde são produzidas algumas reflexões em torno dos conceitos da EJA, em consonância aos fragmentos de narrativas das alunas e às escolhas políticas para a educação, dessa maneira foi dado corpo às citadas reflexões, num arranjo textual, visto pela ‘grade’ curricular. São os (des)encontros da educação de EJA.
Referências
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