EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

vivências e experiências nas Escola Anice Dib Jante em Rio Branco

Autores

  • Evandro Teixeira Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.14-7

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, política; narrativas; (des)encontros

Resumo

O presente artigo trata de uma breve abordagem sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA, estruturado a partir de uma leitura e análise da experiência pessoal como professor da área de linguagens, na Escola Anice Dib Jatene, em Rio Branco, capital do Estado Acre. Tem como objetivo traçar uma reflexão crítica sobre a condução política da EJA, tendo o ensino da língua inglesa, como ponto de partida para o intercruzamento de reflexões sobre o fazer político e pedagógico. Metodologicamente, apresenta análises de fragmentos de narrativas de três senhoras, alunas do referido estabelecimento de ensino, apresentadas durante conversas presenciais no ano de 2021. Entre percepções pessoais, diálogos e leituras, procura-se fundamentar interpretações, articulando aos olhares de teóricos e pensadores que contribuem para o entendimento da educação nas dimensões filosóficos e nas relações sociopolíticas, entre os quais: Arroyo (2005 e 2018); Larossa (2002); Freire (2001 e 2012); Foucault (2006) e Certeau (2014), além de outros colaboradores. No percurso do seu desenvolvimento, é traçado um breve contexto local, onde são produzidas algumas reflexões em torno dos conceitos da EJA, em consonância aos fragmentos de narrativas das alunas e às escolhas políticas para a educação, dessa maneira foi dado corpo às citadas reflexões, num arranjo textual, visto pela ‘grade’ curricular. São os (des)encontros da educação de EJA.

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

TEIXEIRA, E. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: : vivências e experiências nas Escola Anice Dib Jante em Rio Branco. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 87–99, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.14-7. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5959. Acesso em: 29 mar. 2024.