Resumo
A presente entrevista aborda aspectos teóricos e práticos, políticos e pedagógicos, relatados pela entrevistada Profa. Dra. Amanda Ribeiro Vieira - Diretora Adjunta Acadêmica do Instituto Federal de São Paulo, Campus Sertãozinho, relativos às micro e macroestruturas em que se insere a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA. Trata-se de um olhar institucional dado por alguém que já esteve em posição de relação direta com os educandos representantes da demanda pela modalidade de ensino, a partir da sua vivência no trabalho docente e, também, como uma dirigente educacional. Esta experiência propiciou à Amanda uma visão panorâmica no que tange seu trabalho atual enquanto gestora, visto que já esteve em cena e, hoje, nos bastidores, tal know-how reverbera numa postura mais madura, maior traquejo e na melhor compreensão dos processos que engendram as relações das camadas populares com a Educação, bem como as relações entre educadores e educandos, educadores e gestores, educandos e gestores e etc. Contudo, a abordagem de uma temática tão ampla, pelo molde de uma entrevista, postos os muitos vieses que costuram as discussões acerca da Educação de Jovens e Adultos, certamente contempla tão somente o pincelar de alguns aspectos, deixando, talvez, uma inquietação no ar, que possa mover os estudiosos e interessados, a explorar mais afundo as dimensões do mote objeto.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos; políticas e práticas; docência e gestão.