Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na área de Literatura Brasileira e Estudos Literários e é uma das editoras da Revista Estudos Feministas e uma das organizadoras do Seminário Internacional Fazendo Gênero. Organizou na área de gênero os livros Falas de Gênero e Leituras em Rede, publicados pela Editora Mulheres e uma das organizadoras de Mídia, Misoginia e Golpe, publicado pela Faculdade de Comunicação da UnB e Problemas de Gênero publicado pela FUNARTE. Coordena o nuLIME - núcleo Literatura e Memória na |UFSC CCE e os projetos www.portalcatarina.ufsc com acervos digitais de escritores catarinenses junto ao NUPILL e o projeto A Mala de Jorge Amado, organização de aproximadamento 1.500 páginas de documentos dos anos 1941-1942. Pesquisa e publica nas áreas de gênero e subjetividades, história e memória literária.
Doutor e mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Letras Português Habilitação em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2003). É um dos editores da Revista Anuário de Literatura (PPGL/UFSC), editor de resenhas da Revista Estudos Feministas (REF), integra o quadro de pesquisadores/as associados/as do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e do Núcleo de Literatura Atual - Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade (LITERATUAL/UFSC). Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística daa UFSC (PNPD/CAPES).
Enviado
dezembro 6, 2020
Publicado
2020-12-15
Resumo
Texto de abertura para o dossiê temático “Desdobramentos: paisagens literárias no século XXI”
Referências
BRAS, Luiz. Crítica é cara ou coroa?. In: BRAS, Luiz. Muitas peles. São Paulo: Terracota, 2011, p. 122-126.
CAMPOS, Maria Consuelo Cunha. Gênero. In: JOBIM, José Luís (org.). Palavras da Crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992. p. 111-126.
COELHO, Thalita. Terra molhada. São Paulo: Patuá, 2018.
DANIEL, Herbert. “O primeiro AZT a gente nunca esquece”. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 30 set. 1990.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 14. ed. Trad. de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2009 [1971]. p. 15-37.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MARKENDORF; Marcio; ZANDONÁ, Jair. Duas margens esquerdas de um mesmo rio: uma leitura da poética marginal em Nossos ossos, de Marcelino Freire. Cadernos de Estudos Culturais. v. 8, n. 16, p. 191-208, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/4241. Acesso em: 05 dez. 2020.