CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO: Territórios curriculares: EJA, diferenças e contemporaneidades

2021-04-02

A proposta busca pensar que a educação, as diferenças são inevitáveis e desejáveis, e estão quase sempre bastante perceptíveis em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nelas encontramos a ocorrência de diferenças de diversas ordens, diretamente relacionadas à própria diversidade inerente ao conjunto de seres humanos, quer sejam pessoais, quer sejam referentes a questões externas, inclusive o pertencimento a determinadas comunidades (BARROS, 2016). O reconhecimento da inevitabilidade da ocorrência destas, e diversas outras diferenças, em salas de aula da EJA, a revestem de uma série de problemáticas contemporâneas que envolvem questões curriculares, formações dos profissionais que nela atuam, práticas pedagógicas, entre tantas outras que são fortemente influenciadas por políticas educacionais. Portanto, serão selecionados artigos que enaltecam o reconhecimento das características e especificidades dos territórios da EJA, sendo este um primeiro passo para proposições que envolvam a educação enquanto práticas de decisão, para a responsabilidade social e política (FREIRE, 2011).

Organizadores:

Adriano Vargas Freitas - Doutor em Educação Matemática (PUC-SP) – Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF

Allan de Carvalho Rodrigues - Doutorando em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Programa de Pós Graduação em Educação –PROPED-CAPES7

*No ato da submissão o(a) proponente deverá optar pela Seção Temática: “Territórios curriculares: EJA, diferenças e contemporaneidades"

Período de submissões: 01/04/2021 a 30/07/2021
Publicação:  setembro de 2021