CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO - CURRÍCULOS: PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO BÁSICA

27.03.2025

A presente chamada tem como temática o Ensino e a Aprendizagem de Matemática e o campo do currículo, e se propõe a divulgar produções relacionadas aos diferentes processos metodológicos de ensino e aprendizagem em matemática, englobando variadas propostas, tais como às voltadas à modelagem matemática, a etnomatemática, o uso de recursos variados como os materiais manipuláveis e a literatura infantil e, ainda, diferentes perspectivas como a discussão acerca das mentalidades matemáticas.

O ensino e a aprendizagem de Matemática para crianças, adolescentes e a EJA tem sido tema de diferentes pesquisas no Brasil e internacionalmente, tanto na área da Educação quanto na da Educação Matemática, entretanto percebe-se certa escassez em periódicos específicos para a divulgação de tais estudos, que promovam um espaço voltado à reflexão e divulgação de trabalhos sobre o processo da relação do campo do Currículo e da Matemática, voltados não apenas a estudos de cunho teórico, mas também às pesquisas empíricas e a relatos de experiências.

Dessa forma, como estudiosos do tema, consideramos fundamental a proposição de tais espaços e daí surge a proposta desse número especial, voltado à divulgação desses trabalhos, visando alcançar um maior número de leitores interessados pelo tema.

Neste dossiê, convidamos professore(a)s-pesquisadore(a)s a apresentarem reflexões sobre o ensino/currículo de Matemática em diferentes modalidade; educação infantil, ensino fundamental, EJA; Ensino Médio e outros espaços educativos. Temos por objetivo ampliar e democratizar o acesso de professores às diferentes perspectivas sobre o ensino destas disciplinas, bem como levantar a discussão sobre que conceitos são estruturais para o desenvolvimento e compreensão do pensamento curricular da Matemática.

Buscamos neste dossiê, colocar em conversação diferentes criações curriculares partir do ensino de Matemática, vislumbrando compor uma constelação de artigos que orientem para outros possíveis, referenciados por e referenciando epistemologias pelas práticas políticas docentes e discentes.

Prazo para submissão: até 30/06/2025

Publicação: até agosto de 2025

Normas para submissão: (clique aqui)

Editores convidados: André Luiz Regis de Oliveira - CAp-UFRJ e Antonio Mauricio Medeiros Alves - UFPel