Portal de Periódicos Eletrônicos da UFAC


O Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Acre tem por finalidade principal integrar e disponibilizar eletronicamente o ocnteúdo de periódicos editados na Instituição.

O link abaixo disponível tem por objetivo demonstrar  o funcionamento da ferramenta SEER para os editores 

http://ead.ibict.br/cursos/seer2/

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Navegações: revista de estudo e pesquisa em educação

Navegações: revista de estudo e pesquisa em educação tem como foco e escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da Educação, centrados nas suas relações com a sociedade. Os trabalhos encaminhados para publicação deverão ser inéditos, em meios eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico. Navegações é publicada de forma contínua, organizada por um único número anual, recebe artigos inéditos de autores brasileiros ou estrangeiros e que estejam dentro do campo de pertinência do tema proposto.

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Das Amazônias

Revista Discente vinculada à área de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre (CFCH/UFAC), com periodicidade semestral. Tem por objetivo mobilizar e envolver pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Humanas, Educação e Linguagens, bem como manter relações com as experiências de professores da educação básica e de movimentos sociais das florestas e cidades amazônico-andinas.

As contribuições, na forma de artigos, entrevistas, resumos e resenhas, poderão ser livres ou vinculadas a dossiês temáticos organizados por profissionais dos cursos de História da UFAC e outras instituições.

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Scientia Naturalis

A revista eletrônica Scientia Naturalis, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - CCBN/Ufac, destina-se a publicação de trabalhos científicos originados de pesquisas nas áreas de Química, Física, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ensino de Ciências, nas modalidades de artigos científicos, relatos de experiência, notas técnicas, além de trabalhos associados a eventos nacionais e internacionais e revisões bibliográficas, dentro das áreas de interesse do periódico.

| Ano de criação: 2019  |  Periodicidade: Semestral  |  ISSN: 2596-1640  

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REVISTA GEADEL

A Revista GEADEL – Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas é um periódico eletrônico, de periocidade semestral, vinculado ao CELA (Centro de Educação, Letras e Artes), que tem por objetivo publicar artigos, resenhas, tradução e ensaios de pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica nacional e internacional, bem como por seus colaboradores, de modo a contribuir para o estímulo à pesquisa, para a produção e divulgação das redes de conhecimento. A Revista GEADEL aceita textos vinculados à área da Linguística e Ensino de Línguas, em fluxo contínuo, a partir de propostas temáticas noticiadas em seus números.

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Revista TXAI de Artes Cênicas

Revista voltada para a publicação da produção científica de artes cênicas na região norte integrando docentes das instituições: UFAC, UEA, UFT e UNIR.

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Revista Educar para Transformar

Revista interdisciplinar editada pelo corpo docente dos cursos de: Artes Cênicas: Teatro e Música para a divulgação dos trabalhos produzidos pelo Núcleo de Pesquisa Educar para Transformar e do Seminário de Arte Educação.

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Revista Xiringa de Artes Cênicas

A Revista Xiringa de Artes Cênicas possui a finalidade de receber artigos feitos por discentes de cursos superiores de artes cênicas e introduzir para os estudantes do curso de artes cênicas: teatro da Universidade Federal do Acre os princípios de editoração de revistas científicas.

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ACTA CIENTÍFICA DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Peródico científico nas áreas de medicina veterinária, medicina e ciências biológicas, com o objetivo de divulgar trabalhos de pesquisa científica oriundos de diferentes instituições, em todas as áreas do conhecimento

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Revista em Favor de Igualdade Racial

Revista Em Favor de Igualdade Racial é uma publicação semestral e tem como proposta fomentar discussões sobre práticas de promoção de igualdade racial no Estado do Acre, que possibilitem enfrentar o racismo em diferentes instituições e instalar relacionamentos étnico-raciais democráticos nos diferentes espaços. Visto que esta é uma temática que perpassa todas as áreas do saber de nossa sociedade, a revista tem como objetivo fortalecer a luta por igualdade racial no Estado do Acre, levando conhecimento teórico-metodológico e socializando iniciativas exitosas já realizadas nesta temática, sendo apresentadas, essas experiências, através de diversos trabalhos acadêmicos de diferentes cursos bem como segmentos sociais interessados em promoção de igualdade racial.

ISSN: 2595-4911 

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JAMAXI

Jamaxi: Revista de História e Humanidades é um periódico eletrônico, semestral, editado sob a responsabilidade dos cursos de licenciatura e bacharelado em História da Universidade Federal do Acre e da Associação Nacional de História – ANPUH/Seção Acre, sem fins lucrativos, com o intuito de propiciar o intercâmbio, circulação e difusão de estudos e pesquisas nas áreas de Ciências Humanas, educação e linguagens. 

Tem como objetivo mobilizar e envolver pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades dessa macro região, bem como manter relações com as experiências de professores da educação básica e de movimentos sociais das florestas e cidades amazônico-andinas.

As contribuições, na forma de artigos, entrevistas, resumos e resenhas, poderão ser livres ou vinculadas a dossiês temáticos organizados por profissionais dos cursos de História da Ufac, ANPUH - Seção Acre e outras instituições.

ISSN: 2594-5173

Chamada para publicação Revista Jamaxi

 

DOSSIÊ: CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFAC: 40 ANOS EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Organização: Prof.ª Dr.ª Maria José Bezerra

O curso de licenciatura plena em História se efetivou na Universidade Federal do Acre (UFAC) a partir do ano de 1979, portanto, completa 40 anos em 2019. Nesse período, teve sua trajetória marcada pela defesa da democracia e da liberdade de expressão e pensamento, explicitando a heterogeneidade característica dos múltiplos territórios sociais existentes nessas diversas Amazônias.

Em 40 anos de existência, foram várias as produções acadêmicas constituídas por docentes e discentes do curso. Em sua maioria, abordaram temáticas relacionadas aos diferentes modos de vida existentes nas Amazônias. Trataram sobre povos indígenas, seringueiros, habitantes de áreas urbanas, ribeirinhos e outros atores sociais que viveram/vivem na região.

A perspectiva dessa edição da Revista de História Jamaxi, é construir um dossiê que reúna artigos de docentes que atuaram e atuam na área de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre - CFCH. A pretensão é reunir escritos que expressem os diversos lugares de fala que perpassaram/perpassam a mencionada área. Também busca-se problematizar com a concepção que reduz as produções acadêmicas locais a um contexto meramente “regional”, não compreendendo-as como expressões da diversidade de culturas e organizações sócio-política-econômicas existentes no Brasil.

Especificamente para esse dossiê, serão aceitos artigos inéditos com, no mínimo 10 (dez) e, no máximo, 15 (quinze laudas). Os artigos deverão ser enviados para o e-mail: revistahistoriajamaxi@gmail.com. As diretrizes obrigatórias para os (as) autores (as) (normas para publicação), devem ser acessadas em link disponível na Revista Jamaxi: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/jamaxi/about/submissions#authorGuidelines.

O prazo final para o recebimento de artigos será o dia 31 de maio de 2019, não prorrogável.

 

 

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REVISTA COMMUNITAS

Revista Communitas  é uma publicação semestral, voltada para a publicação de textos inéditos na área de Educação, Letras, Linguística e áreas afins das Ciências Humanas. A revista publica artigos e resenhas e conta com a colaboração de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.

ISSN: 2526-5970 | Ano de criação: 2017 | Área do conhecimento: Educação e Letras | Periodicidade: Semestral | Qualis: em avaliação | DOI: em registro

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Anais do Encontro Nacional dos Grupos PET

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UÁQUIRI. A Geografia e a Amazônia em Questão

Revista do Departamento de Geografia da Univrsidade Federal do Acre.

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ARIGÓ - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac

A Revista Arigó, permite aos bolsistas do PET Geografia e alunos dos cursos da referida área da UFAC, um canal para divulgação e publicação dos seus trabalhos acadêmicos, no âmbito da pesquisa, da extensão, ensino e demais reflexões geográficas.

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Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental

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REVISTA DE INICIAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES

A REVISTA DE INICIAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES é uma iniciativa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Universidade Federal do Acre (Pibid Ufac).

O periódico é um canal de divulgação da produção de conhecimento sobre a temática da formação inicial e continuada de professores, em diálogo interdisciplinar com os cursos de licenciatura e demais programas de formação de professores para a educação básica. É dirigido ao público de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação a fim de promover o intercâmbio de pesquisas, experiências metodológicas e relatos da articulação entre teoria e prática na formação docente. 

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MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924

A chamada para o Dossiê “Línguas e literaturas indígenas: narrativas, práticas de bilinguismo e situações de conflitos linguísticos” da Muiraquitã – Revista de Letras e Humanidades do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre foi prorrogada até o dia 15/06/2019. Os artigos, ensaios, entrevistas ou resenhas deverão ser submetidos ao sistema eletrônico da revista no link: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/mui/index

Abaixo, segue-se a ementa do dossiê, sob coordenação e responsabilidade do Prof. Dr. Shelton Lima de Souza (UFAC/PPGLI/Laboratório de Interculturalidade):

Ementa: Para transitar em diferentes ambientes no Brasil e terem suas necessidades atendidas, indígenas e outros grupos sociais não-falantes de português como língua materna, entre eles surdos e imigrantes, se veem obrigados a ter de aprender a língua portuguesa, consubstanciando-se em um tipo de bilinguismo classificado como compulsório (MAHER, 2007, p. 68). Segundo esta autora, para os não-indígenas, ser bilíngue é uma opção; pode-se escolher se quer ser monolíngue em português ou aprender outras línguas, a depender, evidentemente, das características sociais, nas quais os indivíduos estejam envoltos; contudo, para os povos indígenas, o bilinguismo é imposto, mostrando a relação desigual existente entre línguas minoritárias e o português. Os indígenas, a partir de uma realidade social com a qual tem de lidar todos os dias, tiveram contato com as variedades orais do português desde a tenra idade. O contato línguas indígenas-português, permeado por conflitos de diversas naturezas, mostra a diversidade resultante das práticas linguísticas e acena para um cenário linguístico plurilíngue no Brasil. Tendo em vista este contexto de diferentes realidades linguísticas, em que narrativas indígenas e suas produções literárias estão em contato direto com a produção linguística em português, permeado por relações desiguais de poder e de conflitos intensos, convidamos autoras e autores para contribuir, por meio de artigos, resenhas, ensaios, com a temática em questão.

Os artigos, ensaios, entrevistas ou resenhas deverão ser submetidos pelo sistema eletrônico da revista, pelo link

http://revistas.ufac.br/revista/index.php/mui/index

As diretrizes para autores e outras informações adicionais podem ser acessadas pelo link:

http://revistas.ufac.br/revista/index.php/mui/about/submissions#authorGuidelines

Acesso aos volumes anteriores:

http://revistas.ufac.br/revista/index.php/mui/issue/archive

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PSICOLOGIAS

 ISSN 2446-7138 

Psicologias é um periódico anual (ABRIL/2015) do Curso de Psicologia - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Acre e tem como público alvo pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas de Humanidades e Saúde.

O objetivo principal consiste no incentivo à produção e divulgação do conhecimento científico, priorizando a publicação de artigos originais que relatam os resultados de pesquisas, estudo (s) de caso (s) e relato (s) de experiência nas áreas acima descritas e que se relacionem à Psicologia. Os trabalhos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

Os trabalhos submetidos à Revista Psicologias serão avaliados pelo Conselho Editorial e Membros Associados, em todos os aspectos éticos, a fim de que sejam avaliados casos de má conduta e plágio.

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South American Journal of Basic Education, Technical and Technological

O South American Journal of Basic Education, Technical and Technological é um periódico de acesso aberto, editado pelos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo em Saúde, Educação e Biodiversidade (GESEB), Grupo de Estudos da Educação, Cultura, Arte e Linguagem (GECAL) e Grupo de Estudos Socioculturais da Amazônia (GESCAM) do Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (UFAC) em colaboração com professores e pesquisadores da América do Sul e tem como objetivo criar um canal de comunicação com a comunidade científica, oportunizando espaço para publicação de trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica de universidades, institutos, faculdades, centros de pesquisa e escolar de ensino básico, técnico e tecnológico da América do Sul.  A revista publica artigos originais, artigos de revisão, artigos de opinião, comunicações breves, relatos de casos, relatos de experiência e editoriais, nas seguintes áreas:

 

Biologia, Química e Saúde

Física e Matemática

Geografia, História e Humanidades

Filosofia e Ciências da Religião

Português e Literatura

Inglês e Espanhol e Libras

Artes e Música

Engenharias

Educação

Informática e Outras Tecnologias 

 

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REVISTA ANTHESIS

REVISTA ANTHESIS, publicação semestral do Centro de Educação e Letras do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre, recebe em fluxo contínuo artigos originais e inéditos, referentes às áreas da Letras (Linguística e Literatura) e áreas afins das Ciências Humanas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor.  

Fluxo: contínuo | Periodicidade: Semestral | Área: Educação, Linguística e Literatura | ISSN: 2317-0824 | Qualis Capes: B5 (Linguística e Literatura) B4 (Interdisciplinar) C (Educação)

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Journal of Amazon Health Science

A JOURNAL OF AMAZON HEALTH SCIENCE, editada pela Universidade Federal do Acre, é um periódico eletrônico trimestral que tem o foco em publicações da área da Ciências da Saúde e do Exercício Físico e áreas afins envolvendo as seguinte subáreas: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional. Tem a missão de publicar preferencialmente estudos nacionais e internacionais em uma abordagem interdisciplinar na grande área da ciências da saúde em uma perspectiva na qualidade de vida, promoção da saúde e da atividade física e esporte.

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ANAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFAC

Divulgacao dos resumos de inciação científica da Universidade Federal do Acre.

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TROPOS

A Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura é uma publicação semestral editada pela Universidade Federal do Acre – UFAC, vinculada aos grupos de pesquisa Comunicação, Sociedade e Cultura e Mídias, Imaginário e Representação – Uma Cartografia das Amazônias (Mirca) do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFAC. A revista é atualmente classificada como B3 na área Linguística e Literatura, B5 na área de Comunicação e Informação e Ciência política e relações internacionais. Possui caráter científico e é a primeira do referido curso, sendo dedicada, preferencialmente, a publicação de textos inéditos nas áreas de Comunicação e Humanidades, tendo foco multidisciplinar. 

Convidamos os pesquisadores a enviar contribuições dentro das áreas de conhecimento propostas pela revista.

1. Jornalismo e Sociologia, 2. Teorias da Comunicação, 3. Estudos Culturais e de Gênero, 4. Narrativas Audiovisuais, 5. Semiótica, 6. Comunicação e Cultura Visual, 7. Jornalismo e Literatura, 8. Educação para os media, 9. Comunicação e Saúde, 10. Assessoria de Comunicação, 11. Interações midiatizadas
 
A primeira edição de 2019 será publicada em Julho.
 
A segunda edição de 2019 será publicada em Dezembro.
 
Data limite para submissões no primeiro semestre: 15 de maio de 2019.
 
Data limite para submissões no segundo semestre: 30 de setembro de 2019
 
 
Além das submissões com temas livres, a Revista organiza o seu primeiro dossiê intitulado “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”:

As submissões estão abertas até 15 de maio de 2019 para o seu primeiro dossiê. Os artigos devem versar sobre as “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”.

O dossiê será coordenado por Jorge Carrega, Ph.D., pesquisador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e a pesquisadora Paola Palma, Ph.D. que integra a UMR Thalim (CNRS/ENS/Université Paris 3).

Quaisquer questões podem ser dirigidas aos editores da revista Tropos e do dossiê.

Jorge Carrega (jmcarrega@ualg.pt)

Paola Palma (palma.paola@gmail.com)

DOSSIÊ: “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”

Desde que George Méliès abriu o cinema à imaginação e Enrico Guazzoni criou o filme épico, a Europa mediterrânea tem desempenhado um papel fundamental na história da 7ª arte, graças à dinâmica criativa das indústrias de cinema francesa, italiana e espanhola, as quais por diversas vezes estabeleceram frutuosas parcerias que não só refletiam as condições do mercado, mas também as relações politicas e econômicas que se estabeleciam entre os países da Europa Ocidental.

Os anos do pós-guerra, nomeadamente as décadas de 1950, 60 e 70, assinalaram o apogeu das indústrias de cinema da Europa mediterrânea, graças a uma aposta na co-produção que permitiu desenvolver modelos de cinema transnacional que alcançaram enorme popularidade em mercados como a América Latina e alguns países asiáticos (gêneros populares) ou nos grandes centros urbanos da Europa e dos EUA (cinema de autor). Deste modo, importa aprofundar os estudos sobre a distribuição e recepção destes filmes nos diversos países onde foram distribuídos, assim como as práticas de censura a que foram submetidos, em particular pelos regimes ditatoriais de Portugal, Espanha, Brasil e Argentina.

Na verdade, apesar das cinematografias oriundas do sul da Europa (França, Itália, Espanha, Portugal, Grécia e antiga Jugoslávia), e em particular dos seus mais notáveis cineastas, terem merecido a atenção de historiadores e pesquisadores de cinema, raras vezes estes filmes foram analisados segundo uma perspectiva mediterrânea, com enfoque nas características históricas e socioculturais que unem estes países e distinguem uma parte importante da sua produção cinematográfica, não apenas do cinema de Hollywood, mas também das cinematografias do centro e norte da Europa. 

A Revista Tropos convida os autores a enviarem artigos sobre os seguintes tópicos:

 - A importância histórica da co-produção cinematográfica entre os países da Europa mediterrânea desde o final da II Guerra Mundial aos nossos dias;

- Modelos e práticas de cinema transnacional na Europa mediterrânea;

- Os gêneros populares no cinema da Europa mediterrânea;

- A distribuição e recepção do cinema da Europa mediterrânea na Europa e nos países latino-americanos;

- Identidades nacionais e transnacionais no cinema da Europa mediterrânea;

- Cineastas do mediterrâneo: o filme de autor como expressão das culturas do mediterrâneo;

- O filme de viagens na Europa mediterrânea;

- Práticas de censura e multiversão no cinema da Europa mediterrânea;

- Questões de raça, gênero e identidade no cinema da Europa mediterrânea;

- O cinema da Europa mediterrânea e a “Fortaleza Europa”: a problemática da emigração vista pelo cinema;

- A circulação de profissionais da indústria de cinema (atores, realizadores, argumentistas, músicos, directores de fotografia etc…) na Europa mediterrânea;

-A importância dos Festivais de Cinema.

 

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ISSN: 2358-212X

 

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NAWA

A Revista Nawa está ligada a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Acre. 

Busca-se a publicação de resultados de projetos de extensão desenvolvidos na Ufac, nas demais universidades brasileiras e países fronteiriços, como meio de promover a troca de saberes e o debate democrático sobre educação, arte e cultura na Amazônia e em todo território nacional. 

A periodicidade é semestral. 

Para publicação no terceiro número, os textos devem ser submetidos até 10 de abril de 2018. A publicação vai ao ar em junho.

 ISSN 2527-1164

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