Notícias

Chamada para Dossiê: "República brasileira e Autoritarismo"

2019-07-31

Em março de 2019, a partir da propositura do chefe do executivo federal em comemorar os eventos instauradores do que ficou conhecido como Regime Militar de 1964 e que perdurou até 1985 no Brasil, ocorreu grande polêmica sobre a escrita e diálogos acerca da história da república brasileira.

Instigada por essa contenda sobre o ofício do historiador e do professor de História, a Das Amazônias  – Revista Discente de História, do Centro de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal do Acre - propôs o debate acadêmico sobre as diferentes faces do autoritarismo na nossa república.

Para tanto, sem esquecer que as articulações entre civis e militares na histórica política do Brasil são frequentes, desde a instauração da república, perpassando o movimento tenentista, a denominada “Revolução de 1930”, o Estado Novo, o Regime de 1964 e o contexto atual, o próximo número da Revista Das Amazônias assumirá o formato de Dossiê, tendo como temática a República Brasileira e Autoritarismo.

Neste sentido a Revista Das Amazônias recebe material para publicação no período de 05 a 15 de agosto de 2019. Os textos podem ser produtos de trabalhos desenvolvidos no transcorrer de disciplinas letivas, representar pesquisas de iniciação científica, de iniciação à docência e de residência pedagógica.

Os artigos deverão ser enviados no período de 05 a 15 de agosto de 2019, respeitando as normas de submissão, que podem ser encontradas em: Diretrizes para autores  

Saiba mais sobre Chamada para Dossiê: "República brasileira e Autoritarismo"