Edição Atual

v. 2 n. 1 (2019)

Em março de 2019, a partir da propositura do chefe do executivo federal em comemorar os eventos instauradores do que ficou conhecido como Regime Militar de 1964 e que perdurou até 1985 no Brasil, ocorreu grande polêmica sobre a escrita e diálogos acerca da história da república brasileira.

Instigada por essa contenda sobre o ofício do historiador e do professor de História, a Das Amazônias  – Revista Discente de História, do Centro de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal do Acre - propôs o debate acadêmico sobre as diferentes faces do autoritarismo na nossa república.

Para tanto, sem esquecer que as articulações entre civis e militares na histórica política do Brasil são frequentes, desde a instauração da república, perpassando o movimento tenentista, a denominada “Revolução de 1930”, o Estado Novo, o Regime de 1964 e o contexto atual, o próximo número da Revista Das Amazônias assumirá o formato de Dossiê, tendo como temática a República Brasileira e Autoritarismo.

Publicado: 2019-11-13

EDITORIAL

Ver Todas as Edições

Revista Discente do Curso de História da Universidade Federal do Acre com periodicidade semestral, vinculado a área de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre (CFCH/UFAC). Tem por objetivo mobilizar e envolver pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Humanas, Educação e Linguagens, bem como manter relações com as experiências de professores da educação básica e de movimentos sociais das florestas e cidades amazônico-andinas.

As contribuições, na forma de artigos, entrevistas, resumos e resenhas, poderão ser livres ou vinculadas a dossiês temáticos organizados por profissionais dos cursos de História da UFAC e outras instituições.