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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O corpo do texto está em espaço 1,5 (um vírgula cinco); usa uma fonte Time News Roman, tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado para detaques; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Escopo e Politica:

A revista eletrônica Scientia Naturalis (Sci. Nat.) é publicada semestralmente e destina-se à divulgação de trabalhos científicos inéditos nas áreas de Química, Física, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ensino de Ciências, nas modalidades de artigos científicos, relatos de experiência, notas técnicas e assuntos gerais. Os manuscritos podem ser redigidos em português, espanhol e inglês e não podem exceder a 20 folhas no total, incluindo tabelas e ilustrações.  Os conteúdos e informações contidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, contudo, trabalho de pesquisa que envolve aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa só será aceito para publicação com a aprovação do respectivo comitê.

 

Estrutura das Modalidades de Publicações:

Da estrutura: Artigos Científicos e Relatos de Experiência devem apresentar as seguintes seções, na ordem: título em português, resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract, keywords, introdução, material e métodos ou metodologia, resultados e discussão, conclusão ou considerações finais, agradecimentos (opcional) e referências. Para as Notas Técnicas e Assuntos Gerais, as seguintes seções: título em português, resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract, keywords, introdução e outras seções a cargo do(s) autor(es), com obrigatoriedade da seção final de referências. Para artigos escritos em inglês ou espanhol, obedecerá a seguinte ordem: "título", "resumo" e "palavras-chave" na língua do trabalho, seguido título, resumo e palavras-chave em português, além das demais seções. Os trabalhos deverão ser digitados sob o modelo do template disponível e encaminhados juntamente com a Carta de Apesentação dos Autores (arquivo suplementar), ambos disponíveis nos links a seguir:

 > TEMPLATE 

> CARTA DE APRESENTAÇÃO DOS AUTORES

 

Organização do Trabalho:

a) Formatação: O corpo do trabalho deve ser digitado em programa Word (.doc ou .docx), espaçamento 1,5 (um vírgula cinco), usando somente a fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo recuado por 1,25 cm e justificado. O layout da página deve ser em tamanho A4, com margem superior e inferior de 2,5 cm, margens esquerda e direita 3,0 cm, sem numeração de páginas. Não serão aceitos trabalhos em outras extensões.

b) Títulos: Os títulos devem estar em Times New Roman, tamanho 16, espaçamento simples, centralizado e em negrito. Usar somente a primeira palavra com a letra inicial em maiúscula e as demais em minúsculas, exceto quando for obrigatório o uso da letra em maiúsculo.

c) Autores: Em Times New Roman, tamanho 12, centralizado, abaixo do primeiro titulo, após uma execução de espaçamento simples vazio, com o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), sem abreviações, seguido por algarismo arábico sobrescrito. Será permitido, no máximo, sete (7) autores.

d) Endereços: Em Times New Roman, tamanho 10, centralizado, abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), executando um espaçamento simples vazio. O(s) endereço(s) do(s) autor(es) deve(m) conter: instituição de origem, menor unidade administrativa da instituição, cidade e país, antecedidos pelo algarismo arábico sobrescrito do(s) autor(es). Somente o autor para correspondência deve ser indicado também com asterisco (*) e seu e-mail (somente um) colocado abaixo do(s) endereço(s), em Times New Roman, tamnho 8.

e) Resumo: Digitados em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, em um só parágrafo sem recuo, de no máximo 200 palavras. Os títulos RESUMO e ABSTRACT devem ser colocados em letras maiúsculas, centralizados e em negrito, usando Times New Roman 12.

f) Palavras-chave e keywords: Usar Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, localizadas logo abaixo do resumo e do abstract, respectivamente, contendo 3 palavras diferentes, separadas por ponto. Os termos Palavras-chave e Keywords devem ser digitados em negrito, com a primeira letra maiúscula, usando Times New Roman 10.

g) Seções: O título das seções deverão estar em letras maiúsculas, em Times New Roman, tamanho 12, em negrito, alinhadas à esquerda, sem ordem numérica.

 h) Subseções: As seções podem apresentar subseções, exceto o RESUMO, ABSTRACT e INTRODUÇÃO. Os subtítulos devem ser escritos em itálico e negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, com a primeira letra da palavra maiúscula e as demais minúsculas, exceto nos casos em que seja obrigatório o uso de letras maiúsculas.

i) Tabelas e ilustrações: Os títulos das tabelas e ilustrações (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outras) devem ser digitados em Times New Roman, tamanho 10, justificados, com espaçamento simples, mencionados acima das respectivas tabelas e ilustrações, com ordem numérica de acordo com a apresentação no texto. Não serão aceitos manuscritos contendo imagem de pessoas sem autorização das mesmas, devendo o autor anexar o documento devidamente aprovado pelo Comitê de Ética.

j) Citações: As citações diretas e indiretas devem obedecer às normas da ABNT NBR 10520.

k) Referências: As referências bibliográficas devem ser mencionadas em ordem alfabética, justificadas, digitadas no formato Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples, citadas conforme exemplos a seguir:

- Periódicos:

ALCARDE, J. C.; RODELLA, A. A. O equivalente em carbonato de cálcio dos corretivos da acidez dos solos. Scientia Agrícola, v. 53, n. 2/3, p. 204-210, 1996.

GRAÇA, Y. R.; FINICELLI, P. P.; OLIVEIRA, R. S.; SANTANA, G. P. Quebrando a cabeça com Lavoisier: uma proposta de aprendizagem de cálculos estequiométricos. Scientia Amazônia, v. 5, n. 3, p. 64-68, 2016.

Citação apud (citar apenas o trabalho que foi acessado)

 DULLIUS, A.; SILVA, M. C. da. Uso da ferramenta de adaptação baseada em ecossistemas para mudanças climáticas: revisão da literatura. Guaju, v. 3, n. 1, p. 132-145, 2017.

Autor Entidade:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 8., SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 14., 2009, Rio de Janeiro. Anais...  Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2009. 160 p.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo, 1992. São Paulo, 1993. 467 p.

Publicações em Eventos:

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais... Recife: UFPE, 1996. Disponível em: http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm. Acesso em: 21 jan. 1997.

ZUBEN, A. V.; CASANOVA, C.; BALDINI, M. B. D.; RANGEL, O.; ANGERAMI, R. N.; RODRIGUES, R. C. A.; PRESOTTO, D. Vigilância epidemiológica da leishmaniose visceral americana (LVA) em cães no município de Campinas, São Paulo. In: REUNIÃO DE PESQUISA APLICADA EM DOENÇAS DE CHAGAS, 26.; REUNIÃO DE PESQUISA APLICADA EM LEISHMANIOSES, 14., 2010, Uberaba. Anais... Uberaba: Universidade Federal do Triangulo Mineiro, 2010. p. 135-175.

Livros:

CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia científica: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.

LUCK, H. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 165 p., 4 v.

SWOKOWSKI, E. W.; FLORES, V. R. L. F.; MORENO, M. Q. Cálculo de geometria analítica. Tradução de Alfredo Alves de Faria. Revisão técnica Antônio Pertence Júnior. 2. ed. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1994. 2 v.

Capítulo de Livro:

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Características da investigação qualitativa. In: BOGDAN, R.; BIKLEN, S. (Ed.). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994. p. 47-51.

COSTA, E. F.; BRITO, R. A. L.; SILVA,  E. M. Cálculos e manejo da quimigação nos sistemas pressurizados. In: COSTA E. F.; VIEIRA, R. F.; VIANA, P. A. (Ed.) Quimigação: aplicação de produtos químicos e biológicos via irrigação. Brasília: EMBRAPA, 1994. p. 183-200.

Trabalhos da Internet:

ALVES, C.  Navio negreiro. Virtual Books, 2000. Disponível em: http://www.terra.com.br/ virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.

FASKO, D.; SKIDMORE JR., R. The effects of questions and anxiety on attention, question confidence, and metacognition, 1999. 30 p. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED435756.pdf. Acesso em: 2 mar. 2019.

Monografia, Dissertação e Tese:

AZOLINI, L. C. O estágio supervisionado na formação do professor de educação física: um estudo autorreferente de um estudante da ESEF da UFRGS no ano de 2012. 2012. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

FRANCISCO, C. A. A produção do conhecimento sobre o ensino de química nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Química Analítica) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.

MORGADO, M. L. C. Reimplante dentário. 1990. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)-Faculdade de Odontologia, Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo, 1990.

SHOMOOSSI, N. The effect of teacher's questioning behavior on EFL classroom interaction: a classroom-based research. 1997. 54 f. Dissertação (Mestrado em Artes em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira) - Faculty of Literature and Foreign Languages, University of Allameh Tabatabaee, Tehran, Iran, 1997.

SOARES, M. H. F. B. O lúdico em química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004. 219 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

Legislação:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao compilado.htm. Acesso em: 8 jun. 2019.

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 2002.

BRASIL. Ministério de Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. 136 p.

SÃO PAULO. Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

Artigos Científicos

Publicação de textos analíticos resultantes de trabalhos científicos de pesquisas sobre temas diversos relacionados ao campo das ciências nas áreas de Química, Física, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ensino de Ciências, de interesse da comunidade acadêmica e sociedade em geral.   

Relatos de Experiência

Publicação que descreve uma dada experiência vivenciada pelos proponentes do manuscrito nas áreas de ensino, extensão ou serviço, como cursos novos ministrados ou projetos profissionais relevantes, relacionados no campo científico das ciências Química, Física, Ciências Biológicas e das Ciências Agrarias.

Notas Técnicas

Trabalhos analíticos envolvendo: políticas públicas relacionadas aos três níveis educacionais; proposição de métodos,  técnicas ou criação de equipamentos e utensílios para laboratórios relacionados às áreas estabelecidas pelo escopo da revista.

Assuntos Gerais

Publicação de manuscritos que versam sobre revisão bibliográfica, resumos de trabalhos associados a eventos nacionais e internacionais, história das ciências, teses e dissertações dentro das áreas de interesse da revista.

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