Notícias

Revista Uáquiri

2019-12-09

Revista Uáquiri esta de volta em formato eletrônico, como um instrumento de divulgação científica do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGMGeo/Ufac), buscando promover a divulgação e o debate científico geográfico sob uma ótica capaz de falar da Amazônia.

Lançamento: 11/12/2019

Saiba mais sobre Revista Uáquiri

Edição Atual

v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial: Publicações históricas.
APRESENTAÇÃO

 

A Revista Uáquiri, que agora lançamos no formato eletrônico, será um instrumento de divulgação científica do PPGMGeo/Ufac, que busca promover a divulgação e o debate científico geográfico sob uma ótica capaz de falar da Amazônia, observando-a por dentro de sua realidade, numa inter-relação com o mundo. Assim, ela surge como parte da maturidade que a Geografia acreana já atinge neste início do século XXI visto que há mais de quatro décadas, vimos atuando na formação de profissionais que levam à sociedade suas competências, seja no campo técnico ou mesmo no ensino de Geografia, nos três graus escolares em que atuamos.

A Revista Uáquiri teve sua primeira publicação em 2003 por ações de um grupo de professores que ousaram pensar em uma Geografia mais forte na Ufac, assim, começou a instrumentalizar suas ações na área com vistas a passos maiores no futuro. Neste sentido, esse grupo, tendo a frente os professores Silvio Simione da Silva, Jones Dari Goettert e Domingos José de Almeida Neto, propuseram e criaram a Revista Uáquiri, na versão impressa com a publicação dos números 1 (ano 2003) e número 2 (ano 2004). Com o passar do tempo, dado ao custo da impressão e as mudanças no quadro docente, com a saída dos dois últimos docentes citados, a publicação foi retomada com os professores Karina Furini da Ponte e Waldemir Lima dos Santos que após nove números publicados, não foi mais possível a continuidade da edição da mesma. Contudo, sua retomada sempre fora temas de discussões, na área da Geografia, por alguns professores.

Em meados do ano de 2015, a área de Geografia reunia pela primeira vez um grupo de doutores capazes de pleitear a criação de curso Stricto Sensu. Nestas condições sob a liderança dos professores Silvio Simione da Silva e Maria de Jesus Morais, reunindo-se com outros professores – José Alves “Bairral”, Karina Furini da Ponte e Waldemir Lima dos Santos, formou-se a Comissão de Elaboração do Projeto do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Geografia. Após alguns entremeios e as mudanças políticas no país, a proposta apresentada em 2017, recebeu a aprovação em 2019. Agora com o Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Geografia – PPGMGeo/Ufac criado e, sob a coordenação do Professor Silvio Simione da Silva (Coordenador) e Professora Maria de Jesus Morais (Vice Coordenadora), começamos a discutir formas de possibilitar a divulgação da produção acadêmica interna e receber contribuições externas, como instrumento para dar maior sustentação ao Curso.

Desta forma, a coordenação lançou a ideia de retomar, agora pelo PPGMGeo/Ufac, a Revista Uáquiri. Tal proposição encontrou respaldo com alguns professores e alunos do curso recém-iniciado, que entenderam a necessidade de retomar a revista, mas agora em formato eletrônico. Neste sentido, se compôs a primeira Coordenação Editorial da Revista Uáquiri com os seguintes professores: Silvio Simione da Silva, Rodrigo Otávio Peréa Serrano, Karina Furini da Ponte, Victor Régio da Silva Bento; e os discentes Thirson Rodrigues de Medina e Raquel Lins Brandão. Desta forma, sendo a equipe aprovado no Colegiado do Curso do PPGMGeo/Ufac, renasce a Revista Uáquiri sendo a fiel herdeira das antigas edições impressas, porém já encerradas.

Como parte deste resgate histórico, a Coordenação Editorial optou por organizar o primeiro número, como uma Edição Especial, composta por artigos publicados nas revistas impressas por professores do curso de Geografia da Ufac que trouxeram contribuições na época.  De modo geral, buscamos ter como ponto de partida, um resgate do que foi a revista impressa; uma retomada dos trabalhos dos professores atuais e que passaram pelo curso; como também, uma amostragem da Geografia que antecedeu as condições atuais; e, que agora, nos permite veicular as ações do PPGMGeo/Ufac por um instrumento de divulgação científica aberto na interligação de nossas pesquisas, com contribuições vindas de outros lugares do Brasil e até mesmo fora do país.

Ademais, para definir uma linha teórica e política dos rumos que norteia a produção do conhecimento geográfico hoje, a Revista Uáquiri prezará sempre por uma leitura crítica da realidade socioespacial e socioambiental, com isso, como um instrumento apto a receber contribuições que nos permita entender a realidade Amazônica Sul-Americana, tais como questões da ciência Geográfica, na perspectiva de suscitar sempre o debate, sob a visão analítica que nos eleve na capacidade de ver, julgar e agir sobre a realidade produzida e vivida.  Isto, logicamente, coloca a Revista Uáquiri como uma forma também aberta ao debate com outras áreas afins à Ciência Geográfica, desde que as discussões tragam em suas dimensões transdisciplinares, um foco fundamental de análise espacializada dos processos, fatos ou fenômenos estudados.

Portanto, queremos fixá-la como instrumento apto ao debate e capaz de discutir também as correntes de pensamentos que norteiam as ações dos profissionais da Geografia. Falamos disto, pois além da dialética (marxista ou não) outras visões como o ambientalismo, historicismo culturalismo, fenomenologia, sistêmico dentre outras serão aceitas como forma de ampliar as diferentes visões da Geografia na atualidade. Com isto, esperamos consagrar a Revista Uáquiri como uma ferramenta de divulgação dos resultados de pesquisa sobre a produção do espaço geográfico, estudos temáticos e regionais amazônicos e discussões teórico-metodológicas geográficas.

 

Coordenação Editorial

Publicado: 2019-12-11
Ver Todas as Edições

A revista UÁQUIRI é uma publicação do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Geografia (PPMGeo) da Universidade Federal do Acre (Ufac). Seu objetivo é disseminar resultados de pesquisas sobre a produção do espaço geográfico, estudos temáticos que envolvam a região amazônica e discussões teórico-metodológicas geográficas. Trata-se de uma  revista eletrônica semestral destinada à divulgação de artigos científicos, resenhas e relatos de experiência.

CADASTRAR para submeter e ter acesso a revista.

Caso ja tenha castro clique aqui