DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DO PROGRAMA DE MONITORIA, NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Palavras-chave:
Programa de Monitoria; Ensino; Docência.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi demonstrar a importância do programa de monitoria na formação docente. O método de coleta de dados envolveu a aplicação de questionários, utilizando uma abordagem quali-quantitativa. Quanto aos motivos que levaram os alunos a participarem da monitoria, foram citados motivos financeiros, afinidade pela disciplina, aprofundamento de conhecimento e a oportunidade de exercer a docência. Entre os benefícios, destacam-se o desenvolvimento da proficiência e a ampliação dos conhecimentos, além do contato com colegas de outros períodos. Em relação ao ensino, foram analisados os seguintes aspectos: planejamento da disciplina com o professor, auxílio do professor na interação em sala de aula, relação com o professor orientador da monitoria e a participação nas atividades de aplicação da avaliação. Para os alunos que recebem a monitoria, o monitor é a ponte entre o que foi ministrado em sala de aula e a aprendizagem fora dela, pois o monitor dedica um tempo específico para tirar dúvidas, colaborando assim para o desenvolvimento do discente. O programa de monitoria facilita o ensino e aprendizagem dos alunos, além de colaborar para despertar o interesse pela docência, pois os monitores têm a oportunidade de experimentar, de forma amadora, à docência no Ensino Superior.
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