O MUNDO DO TRABALHO NO SÉCULO XXI: O CASO DOS TRABALHADORES POR APLICATIVO
DOI:
https://doi.org/10.29327/268458.4.1-3Palavras-chave:
Trabalho, precarização, trabalhadores de aplicativoResumo
Este artigo tem como objetivo compreender as formas de precarização, exploração e controle evidenciados pelos trabalhadores de aplicativo vinculados às empresas de tecnologia de transporte de passageiros e de entrega de alimentos, como por exemplo, a Uber, Uber Eats e Ifood. Como metodologia foram realizadas leituras e discussões de referências bibliográficas, como também de artigos e reportagens sobre a temática. Assim, este artigo traz uma discussão teórica e prática a partir das principais referências no tema em debate, informações e coletas em entrevistas com os trabalhadores de aplicativo. Para isso, trouxe a discussão sobre crise estrutural do capital, reestruturação produtiva, novas morfologias e trabalhadores de aplicativo com enfoque para demonstrar as formas de precarização destes trabalhadores.
Palavras-Chave: Trabalho; precarização; trabalhadores de aplicativo.
Referências
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: Ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2002.
ANTUNES, Ricardo. A nova morfologia do trabalho e as formas diferenciadas da reestruturação produtiva no Brasil dos anos 1990. Revista da faculdade de Letras da Universidade do Porto. V. 27, p.11-25, set, 2013.
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
ANTUNES, Ricardo; FILGUEIRAS, Vitor. Plataformas digitais, Uberização do trabalho e regulação no Capitalismo contemporâneo. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 1, p. 27-43, abr./jul. 2020.
MOREIRA, R. A Geografia do espaço-mundo: Conflitos e superações no espaço do capital. 1 Ed. Rio de Janeiro: consequência Editora, 2016.