TRABALHO E EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES PRÉ-CAPITALISTAS

Autores

  • Markfran Silva de Gouveia Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Acre, Acre, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8046-4256
  • Karina Furini da Ponte Professora dos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre Rio Branco, Acre, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5780-6449

DOI:

https://doi.org/10.29327/2151710.5.2-5

Palavras-chave:

Trabalho; educação; modos de produção; ser social.

Resumo

O trabalho e a educação são entendidos como atividades essencialmente humanas e, além disso, como elementos caracterizantes da natureza do ser humano. Dada essa relação íntima entre a espécie e as referidas atividades, estabelecemos como verdadeira a premissa de que o ser humano, desde que assim se entende, trabalha e educa. Posto isso, este artigo objetiva, sob o crivo da Geografia do Trabalho, compreender como o trabalho e a educação se exteriorizaram nas formas de organizações sociais pré-capitalistas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica qualitativa, ancorada, sobretudo, no movimento histórico-dialético a partir da concepção ontológica do ser social. Demonstrou-se que, desde o comunismo primitivo ao fim da Idade Média, o ser humano, de fato, trabalhou e educou. No entanto, as formas de se desenvolver essas atividades foram se alterando para amoldarem-se às realidades e necessidades do método de produção vigente em cada um dos momentos históricos.

Palavras-chave: Trabalho; educação; modos de produção; ser social.

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Publicado

2024-01-18

Como Citar

Silva de Gouveia, M., & da Ponte, K. F. (2024). TRABALHO E EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES PRÉ-CAPITALISTAS . UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 5(2). https://doi.org/10.29327/2151710.5.2-5