TRABALHO E EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES PRÉ-CAPITALISTAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/2151710.5.2-5Palavras-chave:
Trabalho; educação; modos de produção; ser social.Resumo
O trabalho e a educação são entendidos como atividades essencialmente humanas e, além disso, como elementos caracterizantes da natureza do ser humano. Dada essa relação íntima entre a espécie e as referidas atividades, estabelecemos como verdadeira a premissa de que o ser humano, desde que assim se entende, trabalha e educa. Posto isso, este artigo objetiva, sob o crivo da Geografia do Trabalho, compreender como o trabalho e a educação se exteriorizaram nas formas de organizações sociais pré-capitalistas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica qualitativa, ancorada, sobretudo, no movimento histórico-dialético a partir da concepção ontológica do ser social. Demonstrou-se que, desde o comunismo primitivo ao fim da Idade Média, o ser humano, de fato, trabalhou e educou. No entanto, as formas de se desenvolver essas atividades foram se alterando para amoldarem-se às realidades e necessidades do método de produção vigente em cada um dos momentos históricos.
Palavras-chave: Trabalho; educação; modos de produção; ser social.
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