CONHECENDO O EXTRATIVISMO DO AÇAÍ EM ATALAIA DO NORTE – AM
DOI:
https://doi.org/10.29327/268458.4.2-10Palavras-chave:
Atalaia do Norte, Extrativismo, AçaíResumo
Este texto traz o relato de trabalho de campo realizado numa das áreas de extração de açaí no município de Atalaia do Norte, localizado no extremo oeste do estado do Amazonas, na fronteira com o Peru. O trabalho teve como objetivo realizar entrevistas, fazer registros fotográficos e conhecer as técnicas e práticas da extração do açaí. O texto apresenta o projeto de pesquisa ao qual o trabalho de campo está vinculado, descreve a viagem e, nas considerações finais, realiza um breve cotejo com as discussões sobre o extrativismo na Amazônia brasileira. Reafirma-se a importância do extrativismo para a garantia da segurança e soberania alimentar da população local, bem como o potencial na diversificação do uso da palmeira do açaí, aumentando o uso sustentável da floresta.
Referências
ACOSTA, Alberto; BRAND, BRAND, Ulrich. Pós-extrativismo e decrescimento: saída do labirinto capitalista. São Paulo: Elefante, 2018. E-book Kindle.
ALLEGRETTI, Mary. Gestão Comunitária da floresta amazônica. In: Soerguimento tecnológico e econômico do extrativismo na Amazônia. Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2011. Disponível em: <https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/livro_extrativismo_capa_01092011_7461.pdf>
CLAVAL, Paul. Epstemologia da geografia. Trad. Margareth de Castro Afeche Pimenta, Joana Afeche Pimenta. 2ª ed. Rev. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2014.
DILGER, Gerhard, LANG, Miriam, FILHO, Jorge Pereira (Orgs.). Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. Traduzido por Igor Ojeda. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016.
HOMMA, Alfredo Kingo Oyama. Colhendo da natureza: o extrativismo vegetal na Amazonia. Brasilia, DF: Embrapa, 2018.
LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2010.
LESCURE, Jean Paul. Algumas questões a respeito do extrativismo. In: A floreta em jogo: o extrativismo na Amazônia central. Editora científica Laure Emperaire. São Paulo: Editora UNESP: Imprensa Oficial do Estado, 2000.
LIMA, Araújo. Amazônia: a terra e o homem. Com uma introdução à antropogeografia. Prefácio de Tristão de Athayde. 2ª ed. São Paulo – Rio de Janeiro – Recife. Companhia Editora Nacional, 1937.
NAGAISHI, Thais Yuri Rodrigues. Açaí (Euterpe oleracea mart): extrativismo, características, energia e renda em uma comunidade na Ilha de Marajó/ Pa. Dissertação (Mestrado em Ciencias Florestais). Universidade Federal Rural da Amazônia 2007, Belém-PA, 2007.
SAWYER, Donald. Entraves regulatórios de atividades extrativistas na Amazônia: problemas, enfrentamento e soluções. In: Soerguimento tecnológico e econômico do extrativismo na Amazônia. Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2011. Disponível em: <https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/livro_extrativismo_capa_01092011_7461.pdf>
SHANLEY, Patricia. MEDINA, Gabriel. Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica. Ilustrado por Silvia Cordeiro, Antônio Valente, Bee Gunn, Miguel Imbiriba, Fábio Strympl. Belém: CIFOR, Imazon, 2005.