CULTURA MATERIAL DA MANDIQUERA E A PROPOSIÇÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Keywords:
cultura material; mandiquera; currículo; educação de jovens e adultos.Abstract
Este artigo analisa a Cultura Material da Mandiquera no cemitério e a proposição do currículo cultural para a Educação de Jovens e Adultos na Amazônia Bragantina, Estado do Pará. Metodologicamente, foi utilizada a abordagem da Nova História Cultural na observação dos objetos culturais usados pelos vendedores de mandiquera. O uso de imagens, a história oral e o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) permitiram efetuar a coleta de dados. Os resultados apontaram que há no cenário brasileiro tanto o desmonte da EJA acentuada pela invisibilização dessa modalidade nas diretrizes orientadoras da BNCC, quanto à luta pela criação de currículos que valorizem os objetos culturais, os territórios e as diversidades culturais dos sujeitos da EJA, ou seja, currículos orientados pelas práticas culturais. Foi constatado, ainda, que a prática cultural de venda da mandiquera nos cemitérios de Bragança, deve ser preservada, visto ser vista como patrimônio histórico bragantino, brasileiro e mundial, e como tal, pode ser orientadora de currículo para os jovens, adultos e idosos as escolas bragantinas.
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