REGULAMENTOS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA E AS NORMATIZAÇÕES PARA OS PROFESSORES NO PERÍODO DO ACRE DEPARTAMENTAL

Autores

  • Laís Souza da Costa Universidade Federal do Pará
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-17

Palavras-chave:

Regulamentos da instrução pública; formação de professores; Departamento do Acre.

Resumo

Este artigo trata de discutir o modo como os regulamentos da instrução pública normatizaram a organização da educação e do trabalho dos professores do Acre no período Departamental. Para tanto, foram utilizados dois regulamentos: o Regulamento para as escolas públicas do Alto Juruá sob o Decreto de nº 152 do ano de 1912 e o Regulamento da instrução pública do Alto Purus sob o Decreto de nº 29 de 1914. Sendo necessário trabalhar com a pesquisa qualitativa a partir do método histórico dando destaque para a pesquisa documental por meio dos jornais e auxílio de alguns referenciais teóricos como: (BOMENY, 1999); (BRAILE, 2007); (CARVALHO, 2003); (CASTRO, 2011); (GINELLI, 2008); (SOUZA, 2000). Com a finalização desse artigo, constatamos que esses documentos tinham por intuito descrever orientações para a organização da educação no Acre e consequentemente propor normas ao trabalho dos professores, foi possível perceber que havia diferenças nos Regulamentos quanto as orientações,  a importância demasiada aos concursos públicos para provimento de cargo não fazia jus a formação requerida, posto que a exigência de qualificação não condizia com a realidade local, uma vez que naquele momento não havia Escolas Normais para atender a essas exigências concluindo que pouco afetava de forma significativa a mudança de práticas dos professores

Biografia do Autor

Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Universidade Federal do Pará

Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estagio de pós-doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique da França (INRP), desenvolvendo atividades de pesquisa no Service dHistoire de lEducation, no período de novembro de 2006 à dezembro de 2007. Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado) . É Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA; Secretario Regional da SBPC (Biênio 2017-2019 e 2019-2021); Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP); membro da Comissão Justiça e Paz (CNBB Norte II); e Tutor do Grupo PET Interdisciplinar Conexões de Saberes.

Referências

BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. In: BARBOSA, Rui. Obras completas. v. X, tomo I ao IV. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947

BRAILE, Maria Tereza. A Carreira do Magistério e os professores dos primeiros grupos escolares de Juiz de Fora/MG – (1907-1960). Foco, n. Especial. p. 169-183-mar/ago 2007.

CASTRO, Cleyde Oliveira de. Caminhos da modernidade Acriana: a gestão de Maria Angélica de Castro. in: LIMA, Elizabeth Miranda de; NASCIMENTO, Luciana Marino do; ALBUQUERQUE, Luciete Basto de Andrade. (orgs.) Moderno/Contemporâneo Reflexões sobre a educação escolar. 1. ed. Curitiba: Appris, 2012.

GUEDES, Shirlei Terezinha Roman; SHELBAUER, Analete Regina. Da prática do ensino à prática de ensino: os sentidos da prática na formação de professores no Brasil do século XIX. HISTEDBR, Revista On-line, Campinas (SP): número especial, p. 227-245, mai. 2010 - ISSN: 1676-2584.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

SAVIANI, Dermeval; ALMEIDA, Jane Soares de; SOUZA, Rosa Fátima de; VALDEMARIN, Vera Tereza. O Legado Educacional do Século XX no Brasil. Campinas (SP): Autores Associados, 2004. (Coleção Contemporânea).

SOUZA, Rosa Fátima. Inovação educacional do século XIX: A construção do currículo da escola primária no Brasil. Cadernos Cedes, ano XX, n° 9 o 51, novembro/2000.

Jornais:

O CRUZEIRO DO SUL, 1912, ed. 204. Regulamento para as escolas públicas do Alto Juruá sob o Decreto de nº 152 do ano de 1912. Disponível em:<http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital> Acesso em: 23/12/2020.

ALTO PURUS, 1914, ed. 290. Regulamento da instrução pública do Alto Purus sob o Decreto de nº 29 de 1914. Disponível em: http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital, Acesso em: 23/12/2020.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

SOUZA DA COSTA, L.; ODILON RÊGO DA ROCHA, G. REGULAMENTOS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA E AS NORMATIZAÇÕES PARA OS PROFESSORES NO PERÍODO DO ACRE DEPARTAMENTAL. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 240–251, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-17. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6358. Acesso em: 29 abr. 2024.