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Demanda Contínua

v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais

REGULAMENTOS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA E AS NORMATIZAÇÕES PARA OS PROFESSORES NO PERÍODO DO ACRE DEPARTAMENTAL

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.15-17
Enviado
novembro 17, 2022
Publicado
2023-11-06

Resumo

Este artigo trata de discutir o modo como os regulamentos da instrução pública normatizaram a organização da educação e do trabalho dos professores do Acre no período Departamental. Para tanto, foram utilizados dois regulamentos: o Regulamento para as escolas públicas do Alto Juruá sob o Decreto de nº 152 do ano de 1912 e o Regulamento da instrução pública do Alto Purus sob o Decreto de nº 29 de 1914. Sendo necessário trabalhar com a pesquisa qualitativa a partir do método histórico dando destaque para a pesquisa documental por meio dos jornais e auxílio de alguns referenciais teóricos como: (BOMENY, 1999); (BRAILE, 2007); (CARVALHO, 2003); (CASTRO, 2011); (GINELLI, 2008); (SOUZA, 2000). Com a finalização desse artigo, constatamos que esses documentos tinham por intuito descrever orientações para a organização da educação no Acre e consequentemente propor normas ao trabalho dos professores, foi possível perceber que havia diferenças nos Regulamentos quanto as orientações,  a importância demasiada aos concursos públicos para provimento de cargo não fazia jus a formação requerida, posto que a exigência de qualificação não condizia com a realidade local, uma vez que naquele momento não havia Escolas Normais para atender a essas exigências concluindo que pouco afetava de forma significativa a mudança de práticas dos professores

Referências

  1. BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. In: BARBOSA, Rui. Obras completas. v. X, tomo I ao IV. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947
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  3. CASTRO, Cleyde Oliveira de. Caminhos da modernidade Acriana: a gestão de Maria Angélica de Castro. in: LIMA, Elizabeth Miranda de; NASCIMENTO, Luciana Marino do; ALBUQUERQUE, Luciete Basto de Andrade. (orgs.) Moderno/Contemporâneo Reflexões sobre a educação escolar. 1. ed. Curitiba: Appris, 2012.
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  8. Jornais:
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  10. ALTO PURUS, 1914, ed. 290. Regulamento da instrução pública do Alto Purus sob o Decreto de nº 29 de 1914. Disponível em: http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital, Acesso em: 23/12/2020.