Este artigo trata de discutir o modo como os regulamentos da instrução pública normatizaram a organização da educação e do trabalho dos professores do Acre no período Departamental. Para tanto, foram utilizados dois regulamentos: o Regulamento para as escolas públicas do Alto Juruá sob o Decreto de nº 152 do ano de 1912 e o Regulamento da instrução pública do Alto Purus sob o Decreto de nº 29 de 1914. Sendo necessário trabalhar com a pesquisa qualitativa a partir do método histórico dando destaque para a pesquisa documental por meio dos jornais e auxílio de alguns referenciais teóricos como: (BOMENY, 1999); (BRAILE, 2007); (CARVALHO, 2003); (CASTRO, 2011); (GINELLI, 2008); (SOUZA, 2000). Com a finalização desse artigo, constatamos que esses documentos tinham por intuito descrever orientações para a organização da educação no Acre e consequentemente propor normas ao trabalho dos professores, foi possível perceber que havia diferenças nos Regulamentos quanto as orientações, a importância demasiada aos concursos públicos para provimento de cargo não fazia jus a formação requerida, posto que a exigência de qualificação não condizia com a realidade local, uma vez que naquele momento não havia Escolas Normais para atender a essas exigências concluindo que pouco afetava de forma significativa a mudança de práticas dos professores