TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG

contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia

Autores

  • Francisco Amarildo Freires dos Santos UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-15

Palavras-chave:

Filosofia da Tecnologia; ensino de história; desafios

Resumo

O prestigiado filósofo americano Andrew Feenberg é professor do departamento de Filosofia da Tecnologia da Universidade Simon Fraser em Vancouver (Canadá), e dedica seus estudos em áreas como a Filosofia da Tecnologia e a crítica da tecnologia. Suas produções científicas nos convidam ao desenvolvimento da autorreflexão, de um olhar crítico, para superar ideias conformistas de que as tecnologias são neutras, sendo necessário historicizá-las. Não há neutralidade nas tecnologias, e sim todo um discurso excludente que corrobora com princípios antidemocráticos, de poder e controle social.  O presente artigo estabelece uma relação com as características da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg com o ensino de história, mapeando contribuições à área.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

FREIRES DOS SANTOS, F. A. TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 213–222, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-15. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6254. Acesso em: 9 maio. 2024.