A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-14

Palavras-chave:

Educação Infantil. Alfabetização científica. Inclusão

Resumo

O presente trabalho buscou identificar os estudos que abordam a alfabetização científica na etapa da Educação Infantil, tendo em vista uma proposta inclusiva, valorizando o protagonismo infantil de crianças com deficiência. Para alcançarmos nosso objetivo, utilizamos a metodologia qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica, na qual procuramos identificar artigos elaborados nos últimos 5 anos (2018-2022) sobre a temática em questão. A alfabetização científica é um processo que visa propiciar práticas sociais envolvidas com a ciência na direção do exercício da cultura científica, que no contexto da educação infantil se enriquece com a investigação e o levantamento de hipóteses, levando a criança a buscar de forma autônoma as respostas para as suas inquietações. Defendemos a aprendizagem em Ciências na educação infantil como uma área interdisciplinar, integrando conhecimentos de outras áreas de saberes, imprimindo aos alunos um significado ao mundo no qual se encontra imerso, contribuindo principalmente para a formação de indivíduos críticos e responsáveis por seus atos. Logo, aprender Ciências constitui uma forma de conhecer o mundo, como também de instrumentalizar os indivíduos para atuarem de maneira consciente, utilizando os conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Nessa perspectiva, este estudo preocupou-se em observar como tal protagonismo é estimulado no que diz respeito às crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Conclui-se que o número de artigos que contemplem a alfabetização científica na Educação Infantil, em uma proposta inclusiva, ainda necessita de um número maior de pesquisas dada a relevância do tema.

Biografia do Autor

Sandro Tiago da Silva Figueira, Universidade Federal Fluminense - UFF/INFES

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF / INFES), Departamento de Ciências Humanas (PCH). Integra o grupo de pesquisa Formação de professores, processos e práticas pedagógicas (UERJ / CNPq). Possui Doutorado em Ensino na área de concentração Ensino formal em Biociências e Saúde (FIOCRUZ, 2017), Mestrado em Educação na área de Formação de Professores, Memórias e Práticas Educativas (UERJ, 2012) , Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (FAMEESP, 2021), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atuou por doze anos na SME-Rio em turmas dos anos iniciais, na Educação de Jovens e Adultos e na coordenação pedagógica. Seus estudos têm como área de concentração formação de professores e práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores, inserção profissional docente, desenvolvimento profissional e ensino-aprendizagem em Ciências.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

DA SILVA FIGUEIRA, S. T. .; RAMOS FIGUEIREDO CUNHA, P. . A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 198–212, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-14. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6237. Acesso em: 27 abr. 2024.