Estratégias de uso do livro didático de língua inglesa no ensino médio

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Livro didático, Língua Inglesa, Ensino Médio

Resumo

O presente estudo consiste em uma pesquisa realizada com professoras de língua inglesa de três escolas de ensino médio em Cruzeiro do Sul, Acre. O objetivo foi analisar o uso do livro didático de língua inglesa, observando as estratégias utilizadas como recurso didático, embasando-se na BNCC em autores que investigam a aplicabilidade do livro didático em sala de aula. A metodologia adotada vem da pesquisa qualitativa e a estratégia para geração dos dados foi o questionário aplicado para três professoras da rede pública de ensino via Google Formulários. Foi realizado o reconhecimento do livro didático de língua inglesa atualmente utilizado pela escola, a frequência de uso pelos professores para ministrar suas aulas e suas considerações acerca dessa ferramenta. Ao término da pesquisa, constatou-se que a maioria dos professores investigados utiliza o livro didático de língua inglesa em sala de aula para desenvolver atividades de leitura e exercícios de fixação, a fim de complementar o processo de ensino-aprendizagem.

 

Biografia do Autor

José Mauro Souza Uchôa, Universidade Federal do Acre, Centro de Educação e Letras

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Acre (2003) especialização em Língua Inglesa pela PUC-Minas (2005) mestrado em Letras - Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2010) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Estudas da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre, campus Floresta em Cruzeiro do Sul. Atua na área de Linguística Aplicada. Está envolvido principalmente com as seguintes temáticas: ensino de língua inglesa, gêneros do discurso, letramento digital e a prática de podcasting no ensino de Língua Inglesa.

Hernen Jean da Souza Costa, Universidade Federal do Acre

Acadêmico do curso de licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Federal do Acre, câmpus Cruzeiro do Sul, e-mail: hernen.costa@sou.ufac.br.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Uchôa, J. M. S., & Costa, H. J. da S. (2024). Estratégias de uso do livro didático de língua inglesa no ensino médio. Anthesis, 11(21). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/7794

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