O INTIMISMO DA ÁGUA VIVA DE CLARICE LISPECTOR:
sob a perspectiva da tecnologia assistiva ao estudante com cegueira congênita e adquirida
Abstract
O objetivo deste trabalho é estudar o desenvolvimento dos estudantes cegos quanto à construção de imagens mentais na formação de conceitos e sentidos na aprendizagem de Literatura; a forma como os professores usam a tecnologia assistiva como instrumento de inclusão ao estudo literário e, por fim, questiona-se a indiferença existente dentro das instituições de ensino em relação à capacidade de aprendizagem do estudante deficiente visual. Participaram como interlocutoras três alunas com cegueira congênita recém-formadas no ensino superior e uma com cegueira adquirida cursando o Ensino Médio, com idades entre 22 a 41 anos. As entrevistadas responderam a 16 questões sobre a relação que têm com a leitura de obras literárias, o ensino de literatura recebido por meio da tecnologia assistiva e como as instituições de ensino nas quais estudaram promoveram a aprendizagem. Verificou-se que cada tipo de conceito e experiência envolvem formas diferenciadas de definição e de utilização de recursos perceptivos. Foram identificadas particularidades quanto à formação de conceitos das estudantes com cegueira congênita distintos da com cegueira adquirida na aquisição do conhecimento, evidenciando a pluralidade de aquisição e expressão de conceitos. Este estudo mostrou que a inclusão de pessoas cegas na vida escolar foi difícil no passado e continua sendo no presente.
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