Manifestações da mimese na dramaturgia Amazônica
um percurso historiográfico literário da representação da mulher no teatro de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.29327/268903.7.2-4Resumo
Este artigo apresenta um estudo historiográfico literário sobre o teatro de Rondônia. Para tanto, referenciamos peças teatrais produzidas por escritores rondonianos e colhemos informações entrevistando autores, atores e produtores que acompanham o desenvolvimento da dramaturgia na Amazônia. O recorte temporal da pesquisa compreende as décadas de 1970, 1980, 1990 e os primeiros anos do século XXI – períodos em que há um considerável crescimento populacional e a expansão das artes cênicas na região Norte brasileira. Durante este percurso, identificamos a mimese como um fenômeno literário intrínseco nas representações da mulher enquanto protagonista da literatura dramática, e por meio das abordagens temáticas de cunho social e histórico-ideológico. Essas características são delineadas pela predominância da linguagem coloquial e da verossimilhança, considerando-se, esta última, por meio da perspectiva de que uma obra literária totalmente original não pode ser compreensível e, por outro lado, se for totalmente previsível, arrisca-se a não despertar interesse dos públicos a que se destina. Tais aspectos constroem uma estética mimética moldada, principalmente, por meio das memórias e dos discursos das personagens, transportando leitores e espectadores por cenários onde acontecem eventos históricos que marcaram a região amazônica brasileira e ainda influenciam a ficção literária produzida em solo rondoniense na contemporaneidade.
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