O PNAIC EM UM CONTEXTO HISTÓRICO-CRÍTICO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NO BRASIL
Palavras-chave:
Educação; PNAIC; formação docente; políticas públicas.Resumo
Esta pesquisa traz como um dos objetivos, analisar a implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -PNAIC- na condição de política pública recente para a formação de professores no Brasil. Utilizamos a perspectiva histórico-crítica e seus desdobramentos na dialética materialista a partir de autores, a saber: Marx e Engels (1998), Saviani (1993, 2012), Nosella e Frigotto (2012). Entre nossos questionamentos destaca-se: sob qual perspectiva política e pedagógica o programa foi pensado? Que constructos históricos justificam esta proposta de formação docente no Brasil recente? Quais foram os pontos consensuais que precisam ser avaliados? Nos aspectos metodológicos, utilizamos observação, documentos oficiais e não oficiais, módulos de formação, entrevistas, entre outros. A pesquisa evidenciou a apropriação fragmentada e oportunista do sistema político educacional ante as tendências pedagógicas difundidas historicamente no Brasil.
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