Chamada pública para dossiê temático: Museus Universitários: Perspectivas empíricas, Linguagens e Humanidades

2024-05-05

Convidamos pesquisadores e pesquisadoras interessadas e os autores e autoras que participaram do VII Fórum Permanente de Museus Universitários (VII FPMU), realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2023 com o tema “30 anos depois… para que(m) ainda serve(m) os museus e coleções universitárias? Panoramas históricos, provocações reflexivas, perspectivas empíricas e proposições metodológicas para o século XXI” a  submeterem os trabalhos completos, em formato de artigo. As produções serão reunidas no dossiê temático “Museus Universitários: Perspectivas empíricas, Linguagens e Humanidades” a ser publicado na Revista Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do Acre – (UFAC).

 

Encerramento do recebimento de artigos: 1 de agosto de 2024

 

Publicação: dezembro de 2024.

 

Instruções:

 

As diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da Muiraquitã: Revista        de      Letras         e        Humanidades (https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/about/submissions).

 

Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades (https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/about/submissions).

 

 

Organização:

 

Aline Miranda e Souza - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped-UERJ) , Bacharel em Ciências Sociais pelaniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014) e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF (2017), atua como Educadora Museal na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (MN-UFRJ). Atualmente é co-gestora da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (REM-RJ). E-mail: aline@mn.ufrj.br.

 

Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro - Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2006); Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) (2009); Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014), Doutora em Ciências (Geologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014). Foi bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq, na Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) (2017-2018). Atualmente é museóloga e diretora do Museu da Geodiversidade (MGeo - IGEO - UFRJ) e

 

integra o quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO - MAST) e do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ), onde atua também como vice-coordenadora. E-mail: alinecastro@igeo.ufrj.br.

 

Andréa Fernandes Costa - Licenciada em História pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP), Mestra e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu-UNIRIO). Atua como educadora museal na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (MN-UFRJ). É docente do Departamento de Estudos de Processos Museológicos, lecionando para os cursos de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e docente do Curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ). Atualmente é co-gestora do Comitê de Educação e Ação Cultural do Brasil - CECA BR/ICOM e Presidenta da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências - ABCMC. E-mail: andrea@mn.ufrj.br