13 de maio: Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo

2025-05-13

Em 13 de maio, lembramos o fim da escravidão no Brasil, uma data que simboliza tanto a luta pela liberdade quanto as contradições que persistem. Embora seja um marco importante, resultado de intensas lutas de organizações de escravizados e abolicionistas, a partir da década de 1980 os movimentos sociais negros passaram a atribuir um novo significado a essa data. Hoje, ela é celebrada como o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, um momento para evidenciar a exclusão social e a violência que a população negra ainda enfrenta.

Nesse contexto, o Muiraquitã Indica de hoje destaca o artigo "Articulações estéticas entre narrativas literárias e imagéticas", das autoras Jeissyane Furtado da Silva, Emilly Nayra Soares Albuquerque e Daniele Silva da Cunha Almeida. O artigo analisa a representação do escravizado e temas como alforria, estupro e maternidade, sob uma perspectiva social, racial e de gênero.

Mais do que celebrar a data, reivindicamos igualdade de direitos, políticas concretas de reparação e permanência, e maior rigor nos casos criminosos motivados pelo racismo. Acesse o artigo completo em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4345