Comunidades ribeirinhas de Abaetetuba-PA na luta pela defesa e permanência do território tradicionalmente ocupado

Autores/as

  • Rosenildo da Costa Pereira Semec

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.2-10

Resumen

O estudo aponta a resistência dos ribeirinhos em não abrir mão do seu território para que a empresa Cargill instale o empreendimento, mas ao mesmo tempo, a empresa usa de influência econômica e provavelmente política para tomar posse do espaço dos ribeirinhos e executar seu tão almejado projeto de desenvolvimento econômico do agronegócio neste espaço territorial. A partir de uma abordagem de pesquisa documental, bibliográfica e de vivência em um território tradicional situado no entorno de uma área de conflito socioambiental em Abaetetuba-PA, pretende-se, com o presente artigo, analisar o contexto de conflitos ambientais em território ribeirinho de Abaetetuba-PA, abordando a defesa do território tradicionalmente ocupado pelos ribeirinhos assentados e, de outro, um grande projeto de desenvolvimento do agronegócio que tenta a todo custo se instalar no território dos ribeirinhos. Aborda-se de forma teórica e conceitual o conflito socioambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Conflito Socioambiental. Território tradicional. Ribeirinhos de Abaetetuba. Agronegócio Empresa Cargill.

Biografía del autor/a

Rosenildo da Costa Pereira, Semec

Doutorando em antropologia pela ufpa. Mestre em educação pela uepa. Especialista em educação do campo ufpa e graduado em pedagogia ufpa.

Publicado

2021-12-16

Cómo citar

Pereira, R. da C. (2021). Comunidades ribeirinhas de Abaetetuba-PA na luta pela defesa e permanência do território tradicionalmente ocupado. Das Amazônias, 4(2), 91–100. https://doi.org/10.29327/268903.4.2-10