A política curricular da “acreanidade”

o discurso no currículo de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.8.2-2

Palavras-chave:

Acreanidade, Currículo, Políticas curriculares

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma reflexão no contexto do campo curricular, trazendo a lume o discurso de acreanidade empreendido pela narrativa construída a partir dos Cadernos de Orientações Curriculares para edificar uma identidade acreana em uma tentativa de criar uma imagem unificada do Acre. Como objetivo, apresentamos o intuito de analisar as diretrizes presentes no COCs que corroboram com o discurso de acreanidade, identificando os sentidos das políticas curriculares e a estratégia discursiva utilizada para garantir a propagação e a reprodução de uma memória coletiva, observando os objetivos ocultos das empreitadas das reformas curriculares. Como caminho metodológico, elencamos a abordagem qualitativa por entender que através dela é possível melhor compreender o percurso trilhado pelas reformas curriculares colocadas em ação, bem como a narrativa construída com a acreanidade, tendo como método de coleta de dados a revisão bibliográfica e a leitura minuciosa dos referenciais teóricos, acrescido de uma análise documental de textos prescritivos para a área de História. Concluímos que a estratégia discursiva que se verifica no processo de reforma curricular colocada em ação pela ideia de acreanidade se consolida a partir da história enquanto narrativa memorial, construindo e inventando tradições, em que o discurso da “acreanidade” promove festividades e comemorações cívicas, compila manuais escolares, pulveriza símbolos e signos nos espaços públicos das cidades acreanas para consolidar uma memória-hábito.

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Biografia do Autor

Antonio Maicon Batista Bezerra, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Mestre em Ensino de História. Professor de História Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Brasil. E-mail: maiconbezerra22@gmail.com.

Diego Correia Machado, Universidade Federal do Acre

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia Educanorte. Professor da área de História da Universidade Federal do Acre.

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Batista Bezerra, A. M., & Correia Machado, D. (2025). A política curricular da “acreanidade”: o discurso no currículo de História. Das Amazônias, 8(2), 03–22. https://doi.org/10.29327/268903.8.2-2

Edição

Seção

Artigos