MANEJO INADEQUADO DO SOLO NO PROJETO DE COLONIZAÇÃO PEDRO PEIXOTO - ACRE

  • Elisandra Moreira de Lira Professora da Universidade Federal do Acre, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil.
  • Adailton De Sousa Galvão Galvão Universidade Federal do Acre
  • José Alves Costa Universidade Federal do Acre
Palavras-chave: reorganização do espaço; manejo inadequado do solo; erosão.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar os principais tipos de erosões físicas no solo, ocasionadas por um modelo de ocupação considerado inadequado para a região amazônica. Neste, elucidaremos os impactos ambientais negativos sobre o solo, evidenciados no Projeto de Colonização Pedro Peixoto, localizado na Microrregião de Rio Branco-AC

 

 

Biografia do Autor

Elisandra Moreira de Lira, Professora da Universidade Federal do Acre, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil.

 

 

José Alves Costa, Universidade Federal do Acre

 

 

Referências

ACRE, Governo do Estado do Acre. Programa Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre. Zoneamento ecológico-econômico: aspectos socioeconômicos e ocupação territorial - V.2, documento final. Rio Branco: SECTMA, 2000.

CASSETI, Valter. Ambiente e apropriação do relevo. São Paulo: Contexto, 1991.

GALVÂO , Adailton de Sousa. Evolução dos Impactos Ambientais causados pela Agropecuária na Microrregião de Rio Branco - Acre . 1997. 241 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Ciências Geográficas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

GUERRA , Antonio José Teixeira e CUN HA , Sandra Baptista da . Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994

KITAMU RA, Paulo Choji. A Amazônia e o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: EM BRAPA -SPI, 1 994.

PIN H EI RO, Antonio Carlos da F. Bragança Pinheiro e MONTEI RO, Ana Lúcia da F. B. P. André. Ciências do Ambiente: ecologia, poluição e impacto ambienta l. São Pau lo: Makro n, 1 992.
Publicado
2019-12-08