"EU ERA UM TÍPICO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA"
Resumen
Esta pesquisa objetiva compreender criticamente como se deram as mudanças no discurso de um professor de inglês da rede pública de São Paulo enfocando a desconstrução e reconstrução da sua prática em sala de aula. Os dados de análise forem produzidos durante um curso de aprimoramento linguístico do inglês ministrado pelo pesquisador, que atua como professor de inglês e formador de professores em um tradicional instituto de inglês na cidade de São Paulo desde 1999. Especificamente, este estudo tem como finalidade compreender, por meio dos sentidos e significados expressos pelo participante, como ele descreveu os impactos do curso em suas práticas pedagógicas na rede estadual. Esta pesquisa está situada no campo de investigação da Linguística Aplicada, por isso, possui pressupostos do paradigma qualitativo de natureza interpretativista e está fundamentada, principalmente, nos construtos da educação libertadora defendidos por Freire (1970). Este é um conceito central a este artigo uma vez que enfoca a capacidade coletiva de transformar práticas e contextos sociais através de uma ação consciente e colaborativa de cada participante. Os resultados apontam para uma desconstrução e reconstrução do entendimento do professor focal quanto a sua prática docente, e traz evicências de que ele assumiu uma participação ativa em seu trabalho e repensou sua atuação em sala de aula, se aproximando de uma prática mais crítica e reflexiva. Ele ressignificou para si mesmo o conceito de ser “a normal public teacher”.
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