Edições anteriores

  • v. 1, n. 1 (2020) SUMÁRIO

    Lançamento da Revista Geadel
    v. 1 n. 1 (2020)

    A revista Geadel comunica a todos/todas o lançamento do seu primeiro volume.

    ISSN 2675-5041 

     

    Design da Capa: Profa. Dra. Grassinete Oliveira

  • Revista Geadel
    v. 1 n. 02 (2020)

    Convidamos a tod@s os interessad@s a  refletirem, neste volume,  sobre as ações teórico-práticas levantadas por pesquisadores brasileiros acerca do ensino-aprendizagem de língua(gens).

    Em consonância com Freire (1987), acreditamos que os espaços acadêmicos devem servir “para o além de” na possibilidade de construir maneiras de intervenção social e na possibilidade de  criar diferentes estratégias para agir diante do (con)viver, do sentir e do (im)possível que se pode se tornar possível.

    Design da Capa: Profa. Dra. Grassinete Oliveira

  • DOSSIÊ TEMÁTICO: Interfaces entre a Filologia e as Ciências do Léxico
    v. 2 n. 01 (2021)

    O objetivo deste dossiê temático é promover a interação entre pesquisadores, visando debater teorias, metodologias e divulgar resultados de estudos desenvolvidos em torno da Filologia em interface com as Ciências do Léxico, como a Lexicografia, a Lexicologia, a Terminologia e a Onomástica. Essa integração entre os estudos filológicos e os estudos lexicais fundamenta-se na relação que estabelecem entre língua, cultura e história de um povo, justificada por Isquerdo (1998, p. 89) quando argumenta que,“partindo-se do princípio de que investigar uma língua é investigar também a cultura, [...], de modo que o estudo de um léxico regional pode fornecer, ao estudioso, dados que deixam transparecer elementos significativos relacionados à história, ao sistema de vida, à visão de mundo de um determinado grupo”. Ademais, considera-se que o léxico é de suma importância na edição de um texto, uma vez que é, conforme Telles (2012, p. 137), “o primeiro elemento linguístico com que se depara o filólogo ao tentar ler e transcrever um texto manuscrito”. Seguindo essa perspectiva, esse dossiê propõe trazer debates e reflexões entre a Filologia e as Ciências do Léxico.

    Design da Capa: Profa. Dra. Grassinete Oliveira

  • Revista Geadel
    v. 2 n. 2 (2021)

    Lançamos o segundo volume, n. 02, 2021 e convidamos a todos/as/es para uma leitura crítico-colaborativa. 

    A imagem que abre o nosso volume pertence ao ilustrador Flávio Wetten, idealizador do projeto “Life on a Draw!”, no qual cria desenhos especiais que acompanham frases autorais e citações tratando das mais diversas facetas que compõem a sociedade brasileira. Seu vasto trabalho pode ser encontrado em todas as redes sociais. Destacamos o Instagram (https://www.instagram.com/lifeonadraw/?hl=pt-br).

    Equipe Editorial

  • Volume de Fluxo Contínuo
    v. 2 n. 03 (2021)

    A Revista Geadel lança o seu volume de fluxo contínuo. A capa tem como inspiração o texto de apresentação intitulado Nas fraturas, nos (re)modelamos: lutas, inquietações e (re)existências. É com essas fraturas que convidamos a todas, todxs, tod@s, todes e todos a refletirem sobre os textos publicados neste volume como uma das maneiras de provocar inquietações e sempre lembrarmos de que no discurso científico também há possibilidades para desestabilizarmos padrões e (re)existirmos ao que nos parece os tempos-espaços presentes — hipersufocantes, hiperviolentos, hiper-remotos e hiperfrenéticos — nas tentativas de (re)imaginarmos outras relações eu-outrem.

     

    Imagem do vetor de fundo quebrado disponível em: https://pt.vecteezy.com/arte-vetorial/126030-fundo-de-vidro-quebrada-de-vidro.  Acesso: 22 dez. 2021

    Design: Profa. Dra. Grassinete Oliveira 

     

     

  • Volume Semestral 1-2022
    v. 3 n. 04 (2022)

    A Revista Geadel lança seu terceiro volume e, coadunando com Paulo Freire, o dedica “aos esfarrapados do mundo e aos que nele se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam.” (FREIRE, p. 23). No ano de 2022, em que, por um lado, celebramos a promulgação do início da Década Internacional das Línguas Indígenas, pela Unesco, por outro, nos sentimos como equilibristas na corda bamba da democracia de nosso país, como amazônidas que somos, puxamos uma Dança Tribal junto à obra que ilustra a capa desta Revista, do artista acreano Danilo de S’Acre, para seguir resistindo aos desmontes dos saberes e nos equilibrando com os livros na cabeça em nome da democracia, pela educação, pelas nossas florestas e, sobretudo, pelos sujeitos produtores de linguagens.
    A equipe editorial acredita que os textos selecionados e aqui publicados dialogam com a formação de intelectualidades e estimulam o compartilhamento de ideias promovendo a reflexão sobre as linguagens em diferentes perspectivas.

                                                                                               Editores: Aquésia Maciel GÓES e Shelton Lima de SOUZA