LENTES DIALÓGICAS SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUA APLICABILIDADE NO SETOR EDUCACIONAL

Autores/as

  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba
  • Petrucia Kelly Oliveira Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Roberta Melo de Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Gioconda Maria Medeiros Azevedo Universidade Federal da Paraíba

Resumen

A Inteligência Artificial (IA) tem se constituído como uma área do conhecimento que convoca esferas multidisciplinares, apresentando-se como um dos horizontes mais promissores e impactantes da ciência computacional e de campos afins do desenvolvimento tecnológico moderno (Lee, 2019; Perez, 2024). Com avanços significativos nas últimas décadas, a IA tem contemplado a sociedade global em suas múltiplas dimensões, desde a fabricação e manutenção de assistentes virtuais em dispositivos móveis até sistemas mais complexos para auxiliar diagnósticos hospitalares e veículos autônomos. Neste artigo, delimitamos como objetivo investigar, discursivamente, alguns impactos proporcionados pela Inteligência Artificial no setor educacional, pontuando suas principais contribuições para os campos do ensino e da educação. Assim, é possível examinar suas vantagens e desafios à luz da abordagem dialógica e discutir implicações importantes para o desenvolvimento tecnológico. Como resultados de nossa pesquisa, identificamos que Inteligência Artificial tem se configurado como uma zona fronteiriça da tecnologia moderna, com aplicações que abrangem desde a assistência a pessoas neurodiversas a capacitação docente. Por meio da abordagem dialógica, foi possível compreender as potencialidades da IA para promover uma educação mais inclusiva, acessível e orientada para a justiça social.

Biografía del autor/a

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

​Doutor e Mestre em Linguística (Proling - UFPB) Mestre em Teologia (Faculdade Teológica Nacional) Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação (GPLEI/UFPB/CNPQ).  Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Tecnologias e Políticas Públicas (GPLTTP/UERGS/CNPQ)  

Petrucia Kelly Oliveira Souza, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil. PROLING – Programa de Pós-graduação em Linguística. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-1418-5353. E-mail: kellysouza9@gmail.com

Roberta Melo de Carvalho , Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil. PROLING – Programa de Pós-graduação em Linguística. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-0585-3374. E-mail: beta10061@gmail.com

Gioconda Maria Medeiros Azevedo, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil. PROLING – Programa de Pós-graduação em Linguística. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0830-9160. E-mail: giocondammazevedo@gmail.com

Publicado

2024-07-29

Cómo citar

Fernandes de Santana, W. K., Kelly Oliveira Souza, P. ., Melo de Carvalho , R., & Medeiros Azevedo, G. M. (2024). LENTES DIALÓGICAS SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUA APLICABILIDADE NO SETOR EDUCACIONAL. Revista Geadel, 5(1), 46–66. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7647