LENTES DIALÓGICAS SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUA APLICABILIDADE NO SETOR EDUCACIONAL
Abstract
A Inteligência Artificial (IA) tem se constituído como uma área do conhecimento que convoca esferas multidisciplinares, apresentando-se como um dos horizontes mais promissores e impactantes da ciência computacional e de campos afins do desenvolvimento tecnológico moderno (Lee, 2019; Perez, 2024). Com avanços significativos nas últimas décadas, a IA tem contemplado a sociedade global em suas múltiplas dimensões, desde a fabricação e manutenção de assistentes virtuais em dispositivos móveis até sistemas mais complexos para auxiliar diagnósticos hospitalares e veículos autônomos. Neste artigo, delimitamos como objetivo investigar, discursivamente, alguns impactos proporcionados pela Inteligência Artificial no setor educacional, pontuando suas principais contribuições para os campos do ensino e da educação. Assim, é possível examinar suas vantagens e desafios à luz da abordagem dialógica e discutir implicações importantes para o desenvolvimento tecnológico. Como resultados de nossa pesquisa, identificamos que Inteligência Artificial tem se configurado como uma zona fronteiriça da tecnologia moderna, com aplicações que abrangem desde a assistência a pessoas neurodiversas a capacitação docente. Por meio da abordagem dialógica, foi possível compreender as potencialidades da IA para promover uma educação mais inclusiva, acessível e orientada para a justiça social.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Academic Journal Geadel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.