ENTRE CONTOS, ENCONTROS E ENCANTOS

LINKS PARA O ENSINO VIRTUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Alan Henrique Oliveira Almeida Secretaria Estadual de Educação

DOI:

https://doi.org/10.29327/269116.4.1-3

Palabras clave:

Letramentos digital e literário, Sequência didática, Ensino de Língua Portuguesa

Resumen

Cabe à escola atual reinventar-se para formar aprendizes capazes de produzir e recepcionar os textos pertencentes ao meio digital. Assim, o presente trabalho procura analisar uma proposta de intervenção pedagógica baseada no desenvolvimento das competências linguísticas e discursivas, que promovam os chamados letramentos literário e digital, defendidos respectivamente por Cosson (2014) e Soares (2002). Essa proposta de ensino é resultado do trabalho realizado no curso de pós-graduação do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFAC), materializada através do manual didático “Entre contos, encontros e encantos” (ALMEIDA,2017), que, por sua vez, é fundamentada nos preceitos teóricos de Dolz e Schneuwly (2013). O objeto de análise delimita-se em observar as atividades e procedimentos adotados para a formação de leitores e escritores, desenvolvendo a capacidade de leitura autônoma, da habilidade de escrever textos de autoria própria, utilizando recursos para reescrevê-los e aprimorá-los e da competência de reflexão e análise dos usos dos recursos da linguagem.

Biografía del autor/a

Alan Henrique Oliveira Almeida , Secretaria Estadual de Educação

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Acre. Licenciado em Letras/Português e respectivas Literaturas e em Letras/Espanhol pela Universidade Federal do Acre. Professor da rede pública de Educação Básica, ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura

Citas

ACRE. Secretaria de Estado de Educação. Cadernos de orientação curricular: Orientações curriculares para o Ensino Fundamental – caderno 1, Rio Branco, AC.: SEE, 2009.

ALMEIDA, A. H. O. Entre contos, encontros e encantos: caderno de orientação de produção textual. Rio Branco, 2017. Disponível em:http://www2.ufac.br/profletras/menu/copy_of_dissertacoes/CADERNODEORIENTAESDIDTICAS.pdf

ANTUNES, I. Aula de português: encontros & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo. Editora: WMF Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua Portuguesa: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

DOLZ, J. NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 3. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013, p.81-108.

GOMES, L.F. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

SOARES, M. B. Letramento: um tema e três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,1999.

SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto. Luís Silveira Menna Barreto. Solange Castro Afeche. 6.ed. São Paulo. Editora: Martins Fontes, 1998.

Publicado

2023-08-09

Cómo citar

Henrique Oliveira Almeida , A. . (2023). ENTRE CONTOS, ENCONTROS E ENCANTOS: LINKS PARA O ENSINO VIRTUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Geadel, 4(01), 14–35. https://doi.org/10.29327/269116.4.1-3