LITERATURA
A POSSIBILIDADE DE UM PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.4.1-4Palabras clave:
Interdisciplinaridade; Crônicas; Lima Barreto; Machado de Assis.Resumen
Este artigo tem por objetivo realizar um breve estudo sobre o processo de interdisciplinaridade nas aulas de Linguagem/Literatura através de textos literários, como as crônicas e os romances. Como cada autor aborda sua respectiva época e, principalmente, nas crônicas narra sobre sua atualidade, serão exemplificadas sugestões de um processo interdisciplinar de ensino/aprendizagem, o qual podemos investigar com o discente disciplinas como História, Geografia e Sociologia através do romance Memórias póstumas de Brás Cubas e a crônica da série Bons Dias, de 19 de maio de 1888, de Machado de Assis e do romance Clara dos Anjos e da crônica “Os enterros de Inhaúma”, de Lima Barreto.
Citas
ARAÚJO, Cristiane Menezes de. BARBOSA, Sara Rogéria Santos. Crônica: gênero textual a serviço da formação de leitores. In: Interdisciplinar - Edição Especial ABRALIN/SE, Itabaiana/SE, Ano VIII, v.17, jan./jun. 2013.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Rovelle, 2008.
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Editora Ática, 2002.
______. Os enterros de Inhaúma. In: Lima Barreto: cronista do Rio. Organização de Beatriz Resende. Belo Horizonte: Autêntica Editora; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2017.
______. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Editora Ática, 1989.
BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Editora Cultrix, 1994.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2019.
COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Editorial Sul Americana, vol. 3, 1968.
CUNHA, Cilaine Alves. Apresentação: crônica de Machado de Assis de 19 de maio de 1888. In: Teresa revista de Literatura Brasileira [17]; São Paulo, 2016.
KLEIMAN. Ângela. Oficina de Leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2002.
MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. História da Literatura Brasileira – prosa e ficção (de 1870 a 1920). Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1957.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Geadel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.