A Representação do sujeito surdo no conto O padre surdo, do escritor moçambicano Mia Couto
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.2.3-4Palabras clave:
Literatura Moçambicana, Cultura e educação surda, ImaginárioResumen
Este trabalho surge da proposta de atividade do Programa de Educação Tutorial, da Universidade Federal do Acre, e tem como objeto de pesquisa as identidades surdas e como estes sujeitos são representados nas produções literárias, nesse caso a literatura moçambicana, de Mia Couto. O referido escritor não faz uso da língua de sinais em suas histórias, mas traz temáticas a respeito do sujeito surdo e o racismo arraigado na sociedade africana, que é conservadora e tem dificuldade em conviver com a diversidade. Para tal fim, apresentaremos um breve panorama histórico com informações sobre a educação e cultura surda, fundamentado nos textos de Capovilla (2000) e Skliar (1998). Este é um estudo bibliográfico. Produziremos uma sucinta análise literária do conto O Padre Surdo, integrante do livro Estórias Abensonhadas. Mostraremos como a oralidade é um forte elemento da literatura e do imaginário africano contrastando com a realidade social de uma pessoa surda.
Citas
CAPOVILLA, F. C. Filosofias Educacionais em relação ao surdo: do Oralismo à Comunicação Total ao Bilinguismo. Revista Brasileira de Educação Especial. Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 99-116, 2000.
COUTO, Mia. O Padre Surdo. In: Estórias Abensonhadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. p.77-81.
COUTO, Mia. Encontro e Encantos – Guimarães Rosa. In: E se Obama fosse africano? E outras interinvenções. São Paulo, Companhia das Letras, 2011. p. 58-64.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 7. ed. São Paulo: Ática, 2006.
GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
PERLIN, Gladis T. T. Identidades Surdas. In: SKLIAR, Carlos (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998, p.51-73.
PETROV, Petar. O projecto literário de Mia Couto. Lisboa: CLEPUL, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Geadel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.