Dos Gêneros Textuais que envolvem a tipologia injuntiva: função e representação
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.2.3-3Palabras clave:
Tipo textual, Gênero textual, Tipo InjuntivoResumen
Há no ensino de língua portuguesa, ainda hoje, uma confusão terminológica entre gêneros textuais e tipologias textuais, principalmente quando os alunos realizam as avaliações externas, como o Enem, Saeb e o Pisa. Cientes da complexidade sobre o assunto, o presente artigo procura estabelecer as diferenças entre tipos e gêneros textuais e exemplifica seu desenvolvimento e uso na materialização dos textos no uso diário. Para isso, irá detalhar o conceito de tipo textual injuntivo e apresentar algumas de suas funções no interior dos gêneros manual de instrução, propaganda e receitas. Para isso, apresenta como base teórica pesquisas relacionadas ao ensino, como as realizadas por Rocha e Souza (2020), Marcuschi (2004) e Souza e Freitas (2012). Além dos conceitos de tipologias e gêneros definidas por (Cassettari, 2012) e (Marcuschi, 2005). Ao final, mediante a discussão dos exemplos apresentados, espera-se, com isso, oferecer mecanismos que evidenciem as particularidades existentes entre gêneros e tipos e, mais especificamente, o tipo injuntivo.
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