UFAC EM TEMPOS DE COVID-19:
MULTILETRAMENTOS NA PRÁTICA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.2.2-5Palabras clave:
Pandemia da Covid-19, Ensino Remoto, Multiletramentos, Formação de ProfessoresResumen
O artigo apresenta uma descrição analítica sobre o enfoque dado aos multiletramentos na disciplina “Texto e Ensino: Oralidade e Escrita”, no curso de licenciatura em Letras: Inglês, durante o Ensino Remoto Emergencial da Universidade Federal do Acre. Para tanto, incia-se com breve contextualização sobre o surgimento da Covid-19 em âmbitos global e local e a consequente suspensão das aulas presenciais que acarretou no uso de plataformas online para viabilizar o ensino remoto. Em seguida, analisam-se excertos do Plano de Curso da disciplina em foco, bem como uma atividade de leitura crítica proposta em aula a partir da ótica de multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012; ORLANDO; FERREIRA, 2013) . Conclui-se que a adoção eficaz de práticas multimodais no ensino possibilita a formação de um cidadão mais crítico, capaz de compreender diferentes contextos sociais e, consequentemente, posicionar-se diante deles.
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. BAKHTIN, Mikhail. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, [1979] 2011.
BOLSONARO avisa a Biden que Brasil tem ‘pólvora’, caso sofra sanções comerciais. Revista IstoÉ. Publicado em: 10 nov. 2021. Disponível em: https://istoe.com.br/bolsonaro-avisa-a-biden-que-brasil-tem-polvora/. Acesso em: 20 maio. 2021.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.
CANO, M. R. de O.; CELESTINO, R. A linguagem como acontecimento social: formando leitores e produtores de discursos. In: Linguagem e ensino do texto: teoria e prática. (Org.) NASCIMENTO, L.; ASSIS, L. M. de; OLIVEIRA, A. M. de. São Paulo: Blucher, 2016. p. 81-92. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/linguagem-e-ensino-do-texto-teoria-e-pratica- 315/list#undefined. Acesso em: 13 jan. 2021.
ISTOÉ. Capa da Revista IstoÉ. Disponível em: https://istoe.com.br/wp- content/uploads/sites/14/2020/11/ie2653_c apa_facebook.jpg
JOKER. Diretor: Tood Phillips. EUA: DC Films, 2019.
KOCK, I. G. V. Concepções de língua, sujeito, texto e sentido. In: Desvendando os Segredos do Texto. Cortez, ed. São Paulo; 2002, p. 11-74. Disponível em: https://www.academia.edu/9880835/Desvendando_os_segredos_do_texto_Ingedore_Koch. Acesso em: 25 set. 2020.
MININ, Maria Otilia Guimarães; MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. A linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência de professores de ensino médio em serviço. Alfa, São Paulo, v.61, n.3, p.625-652, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/8548/6983. Acesso em: 25 abr. 2021.
MORAES, D. L. de et. al. “Ctrl c” + “ctrl v”: o que pensam os discentes do ensino profissionalizante acerca do plágio. SILVA, A. A. da (Org.) In: Autoria e plágio em debate. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 57-72. Disponível em: https://ebookspedroejoaoeditores.wordpress.com/2020/07/07/autoria-e-plagio-em-debate/. Acesso em: 25 set. 2020.
ORLANDO, A. F.; FERREIRA, A. de J. Do letramento aos multiletramentos: contribuições à formação de professores(as) com vistas à questão identitária. Revista Travessias. v. 07, n. 07, 2013, p. 414-431. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8360/6302. Acesso em: 13 jan. 2021.
RAJAGOPALAN, K. Linguagem e sociedade em tempos de isolamento. ABRALIN, 2020. Disponível em: https://youtu.be/g-vEw5u4V3M. Acesso em: 08 out. 2020.
RESOLUÇÃO Nº 1, DE 11 DE MARÇO DE 2016. Ministério da Educação. Brasil. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 17 maio 2021.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In:
Multiletramentos na escola. (Org.) ROJO, R.; MOURA, E. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 19.
ROZA, E. S.; MENEZES, A. M. de A. Multimodalidade Ampliação e Ressignificação dos Sentidos – Novas Conexões em Ambiente Escolar. In: Multimodalidade e Práticas de Multiletramentos no Ensino de Línguas. (Org.) AZEVEDO, I. C. M. de; COSTA, R. F. São Paulo: Blucher, 2019. p. 125. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/9788580394085-443/list#undefined. Acesso em: 13 jan. 2021.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Org.). Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Autoria: dispersão e deriva de sentidos. ABRALIN, 2020. Disponível em: https://youtu.be/BVjUjK1Ep4k. Acesso em: 08 out. 2020.
TOKARNIA, Mariana. Analfabetismo cai, mas Brasil ainda tem 11 milhões sem ler e escrever. Agência Brasil. Publicado em 15 jul. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-07/taxa-cai-levemente-mas-brasil-ainda-tem-11-milhoes-de-analfabetos. Acesso em: 06 maio 2021.
UFAC. Resolução nº 3, de 30 de março de 2020.
Homologa a Resolução Reitoria nº 4, de 16 de março de 2020. 2020a.
Disponível em: http://www2.ufac.br/site/ocs/conselho-universitario/resolucoes/resolucoes-2020/resolucao-no-3-de-30-de-marco-de-2020. Acesso em: 27 abr. 2021.
UFAC. Resolução nº 4, de 30 de março de 2020.
Suspende as aulas de educação básica no Colégio de Aplicação, graduação e pós-graduação presenciais, bem como a realização de eventos no âmbito da Ufac, por tempo indeterminado. 2020b.
Disponível em: http://www2.ufac.br/site/ocs/conselho-universitario/resolucoes/resolucoes-2020/resolucao-no-4-de-30-de-marco-de-2020. Acesso em: 27 abr. 2021.
UFAC. Resolução nº 5, de 02 de julho de 2020. 2020c.
Disponível em: http://www2.ufac.br/site/ocs/conselho-universitario/resolucoes/resolucoes-2020/resolucao-no-5-de-02-de-julho-de-2020. Acesso em: 27 abr. 2021.
UFAC. Resolução nº 11, de 28 de agosto de 2020. Dispõe sobre a oferta de disciplinas por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em caráter excepcional e temporário, nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Acre, enquanto perdurar a suspensão das aulas presenciais estabelecida na Resolução CONSU/UFAC Nº 4/2020, decorrente dos efeitos da Pandemia da COVID-19 e dá outras providências. 2020d. Disponível em: http://www2.ufac.br/site/ocs/conselho-universitario/resolucoes/resolucoes-2020/resolucao-consu-no-11-de-28-de-agosto-de-2020.pdf/view. Acesso em: 27 abr. 2021.
UFAC. Edital nº 20/2020 – Proaes – DAE. 2020e. Disponível em: http://www2.ufac.br/editais/proaes/edital-no-20-2020-2013-proaes- 2013-dae-programa-de-assistencia-estudantil-auxilio-inclusao-digital-aid-2013-2020-1/edital-auxilio-inclusao-digital.pdf/view. Acesso em: 20 jan. 2021.
UFAC. Programa de Disciplina – Ensino Remoto Emergencial. Texto e ensino: oralidade e escrita. Curso de Licenciatura em Letras: Inglês. Universidade Federal do Acre, 2020f. Circulação restrita.
VEJA. Capa da Revista Veja. Disponível em : https://veja.abril.com.br/wp- content/uploads/2020/11/VJ-CAPA-2713- V.jpg?quality=70&strip=info&w=570
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Geadel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.