UFAC EM TEMPOS DE COVID-19:
MULTILETRAMENTOS NA PRÁTICA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.2.2-5Keywords:
Pandemia da Covid-19, Ensino Remoto, Multiletramentos, Formação de ProfessoresAbstract
The article presents an analytical description of the focus given to multiliteracies in the discipline “Text and Teaching: Orality and Writing”, in the English Language Course, during Emergency Remote Education at the Federal University of Acre. Therefore, it begins with a brief contextualization about the emergence of Covid-19 in global and local spheres and the consequent suspension of the face-to-face classes that resulted in the use of online platforms to make remote teaching feasible. Then, excerpts from the Course Plan of the discipline in focus are analyzed, as well as a critical reading activity proposed by the professor from the perspective of multiliteracies (ROJO; MOURA, 2012; ORLANDO; FERREIRA, 2013). It is concluded that the adoption of multimodal practices in teaching helps in the formation of a more critical citizen, enabling the understanding of different social contexts common to contemporary coexistence.
References
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. BAKHTIN, Mikhail. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, [1979] 2011.
BOLSONARO avisa a Biden que Brasil tem ‘pólvora’, caso sofra sanções comerciais. Revista IstoÉ. Publicado em: 10 nov. 2021. Disponível em: https://istoe.com.br/bolsonaro-avisa-a-biden-que-brasil-tem-polvora/. Acesso em: 20 maio. 2021.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.
CANO, M. R. de O.; CELESTINO, R. A linguagem como acontecimento social: formando leitores e produtores de discursos. In: Linguagem e ensino do texto: teoria e prática. (Org.) NASCIMENTO, L.; ASSIS, L. M. de; OLIVEIRA, A. M. de. São Paulo: Blucher, 2016. p. 81-92. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/linguagem-e-ensino-do-texto-teoria-e-pratica- 315/list#undefined. Acesso em: 13 jan. 2021.
ISTOÉ. Capa da Revista IstoÉ. Disponível em: https://istoe.com.br/wp- content/uploads/sites/14/2020/11/ie2653_c apa_facebook.jpg
JOKER. Diretor: Tood Phillips. EUA: DC Films, 2019.
KOCK, I. G. V. Concepções de língua, sujeito, texto e sentido. In: Desvendando os Segredos do Texto. Cortez, ed. São Paulo; 2002, p. 11-74. Disponível em: https://www.academia.edu/9880835/Desvendando_os_segredos_do_texto_Ingedore_Koch. Acesso em: 25 set. 2020.
MININ, Maria Otilia Guimarães; MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. A linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência de professores de ensino médio em serviço. Alfa, São Paulo, v.61, n.3, p.625-652, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/8548/6983. Acesso em: 25 abr. 2021.
MORAES, D. L. de et. al. “Ctrl c” + “ctrl v”: o que pensam os discentes do ensino profissionalizante acerca do plágio. SILVA, A. A. da (Org.) In: Autoria e plágio em debate. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 57-72. Disponível em: https://ebookspedroejoaoeditores.wordpress.com/2020/07/07/autoria-e-plagio-em-debate/. Acesso em: 25 set. 2020.
ORLANDO, A. F.; FERREIRA, A. de J. Do letramento aos multiletramentos: contribuições à formação de professores(as) com vistas à questão identitária. Revista Travessias. v. 07, n. 07, 2013, p. 414-431. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8360/6302. Acesso em: 13 jan. 2021.
RAJAGOPALAN, K. Linguagem e sociedade em tempos de isolamento. ABRALIN, 2020. Disponível em: https://youtu.be/g-vEw5u4V3M. Acesso em: 08 out. 2020.
RESOLUÇÃO Nº 1, DE 11 DE MARÇO DE 2016. Ministério da Educação. Brasil. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 17 maio 2021.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In:
Multiletramentos na escola. (Org.) ROJO, R.; MOURA, E. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 19.
ROZA, E. S.; MENEZES, A. M. de A. Multimodalidade Ampliação e Ressignificação dos Sentidos – Novas Conexões em Ambiente Escolar. In: Multimodalidade e Práticas de Multiletramentos no Ensino de Línguas. (Org.) AZEVEDO, I. C. M. de; COSTA, R. F. São Paulo: Blucher, 2019. p. 125. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/9788580394085-443/list#undefined. Acesso em: 13 jan. 2021.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Org.). Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Autoria: dispersão e deriva de sentidos. ABRALIN, 2020. Disponível em: https://youtu.be/BVjUjK1Ep4k. Acesso em: 08 out. 2020.
TOKARNIA, Mariana. Analfabetismo cai, mas Brasil ainda tem 11 milhões sem ler e escrever. Agência Brasil. Publicado em 15 jul. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-07/taxa-cai-levemente-mas-brasil-ainda-tem-11-milhoes-de-analfabetos. Acesso em: 06 maio 2021.
UFAC. Resolução nº 3, de 30 de março de 2020.
Homologa a Resolução Reitoria nº 4, de 16 de março de 2020. 2020a.
Disponível em: http://www2.ufac.br/site/ocs/conselho-universitario/resolucoes/resolucoes-2020/resolucao-no-3-de-30-de-marco-de-2020. Acesso em: 27 abr. 2021.
UFAC. Resolução nº 4, de 30 de março de 2020.
Suspende as aulas de educação básica no Colégio de Aplicação, graduação e pós-graduação presenciais, bem como a realização de eventos no âmbito da Ufac, por tempo indeterminado. 2020b.
Disponível em: http://www2.ufac.br/site/ocs/conselho-universitario/resolucoes/resolucoes-2020/resolucao-no-4-de-30-de-marco-de-2020. Acesso em: 27 abr. 2021.
UFAC. Resolução nº 5, de 02 de julho de 2020. 2020c.
Disponível em: http://www2.ufac.br/site/ocs/conselho-universitario/resolucoes/resolucoes-2020/resolucao-no-5-de-02-de-julho-de-2020. Acesso em: 27 abr. 2021.
UFAC. Resolução nº 11, de 28 de agosto de 2020. Dispõe sobre a oferta de disciplinas por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em caráter excepcional e temporário, nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Acre, enquanto perdurar a suspensão das aulas presenciais estabelecida na Resolução CONSU/UFAC Nº 4/2020, decorrente dos efeitos da Pandemia da COVID-19 e dá outras providências. 2020d. Disponível em: http://www2.ufac.br/site/ocs/conselho-universitario/resolucoes/resolucoes-2020/resolucao-consu-no-11-de-28-de-agosto-de-2020.pdf/view. Acesso em: 27 abr. 2021.
UFAC. Edital nº 20/2020 – Proaes – DAE. 2020e. Disponível em: http://www2.ufac.br/editais/proaes/edital-no-20-2020-2013-proaes- 2013-dae-programa-de-assistencia-estudantil-auxilio-inclusao-digital-aid-2013-2020-1/edital-auxilio-inclusao-digital.pdf/view. Acesso em: 20 jan. 2021.
UFAC. Programa de Disciplina – Ensino Remoto Emergencial. Texto e ensino: oralidade e escrita. Curso de Licenciatura em Letras: Inglês. Universidade Federal do Acre, 2020f. Circulação restrita.
VEJA. Capa da Revista Veja. Disponível em : https://veja.abril.com.br/wp- content/uploads/2020/11/VJ-CAPA-2713- V.jpg?quality=70&strip=info&w=570
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Geadel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.