GÊNERO DIGITAL MEME COMO FERRAMENTA MULTIMODAL DE ENSINO

Autores

  • Larissa Fernanda Crispim Santana UFAC
  • Fagner Menezes de Oliveira
  • Giovanna Santos de Souza Universidade Federal do Acre
  • Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/269116.2.2-8

Palavras-chave:

Multiletramentos, Gênero digital, Meme

Resumo

Acompanhando o pensamento de Bakhtin (2003) de que novas esferas de atividade humana originam novos gêneros, as mudanças ocorridas na sociedade com o advento das tecnologias possibilitam novas formas de comunicação e expressão, trazendo um contexto para o surgimento e incorporação dos gêneros digitais nas relações sociais estabelecidas dentro e fora do meio digital. Esse quadro estendeu-se também para o ambiente das escolas com a adoção das perspectivas dos multiletramentos ao serem explorados diversos meios semióticos no processo de ensino (ORLANDO; FERREIRA, 2013). Nesse sentido, este artigo propõe-se a fazer uma análise teórica da utilização do gênero digital meme como ferramenta multimodal de ensino no meio educacional. Traçando uma abordagem teórica de concepções acerca de gênero (BAKHTIN, 2003), sentido (KOCH, 2003), letramentos e multiletramentos (ORLANDO; FERREIRA, 2013), almeja-se a compreensão das possibilidades de utilização dos memes como elementos auxiliares tanto para a interpretação textual, quanto para a formação do pensamento crítico dos alunos enquanto leitores.

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Esta imagem foi produzida pelo ilustrador Flávio Wetten

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

Crispim Santana, L. F., Menezes de Oliveira, F., Santos de Souza, G., & Carioca de Albuquerque Oliveira, G. (2021). GÊNERO DIGITAL MEME COMO FERRAMENTA MULTIMODAL DE ENSINO. Revista Geadel, 2(2), 98–113. https://doi.org/10.29327/269116.2.2-8

Edição

Seção

Artigos