PANORAMA DA DISCIPLINA DE TRADUÇÃO NAS GRADUAÇÕES EM LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS E ESPANHOL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO NORTE BRASILEIRA

Autores

  • Claudio Oliveira Universidade Federal do Acre

Resumo

A região Norte é a segunda com o maior número de estados no Brasil, com um total de sete. Cada estado da região conta com ao menos universidade federal. O objetivo deste estudo é verificar se há, em tais graduações, a oferta de disciplinas de Tradução em seus componentes curriculares. Baseando-se em estudos de Eco (2007) e Prata e Branco (2016), refletimos sobre a importância da formação em Tradução do futuro professor de línguas estrangeiras e como se desenvolvem os Estudos da Tradução nas graduações em licenciatura em Letras das habilitações em inglês e espanhol das universidades federais da Região Norte brasileira. Como resultado da pesquisa verifica-se que apenas seis dos 25 cursos analisados ofertam em suas matrizes curriculares a disciplina de Tradução.

Biografia do Autor

Claudio Oliveira, Universidade Federal do Acre

Graduado em Letras-Português/Espanhol e suas Respectiva Literaturas (UNITINS). Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação (UFAC) e Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e Espanhola (UCAM). Mestre em Letras: Linguagem e Identidade (UFAC). Doutorando em Estudos da Tradução (UFSC). Professor efetivo do Centro de Educação e Letras da Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

2020-07-14

Edição

Seção

Artigos