INSTITUTO NORMAL SUPERIOR:

o ideário republicano aplicado à instrução pública no Amazonas (1890-1893)

Autores

  • Márcia de Nazaré Tavares Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo visa compreender como se deu o processo de formação do Instituto Normal Superior como instituição educacional do amazonas entre os anos de 1890 a 1893, assim como, busca compreender a extinção do Lyceu Provincial do Amazonas, ao apresentar sua função e finalidade para a educação em Manaus no final do século XIX. Verificando a influência por parte da República que começa a se estabelecer como discurso político vigente, onde a educação era vista como o principal vetor dos discursos de progresso por parte dos dirigentes. Para subsidiar os objetivos deste artigo recorremos aos Relatórios de Presidente de Província, Relatório da Instrução Pública, Mensagens, Decretos, e principalmente os documentos do CEDOC-CADPII (Centro de Documentação do Colégio Amazonense D. Pedro II), pois conseguimos mapear boa parte dos ofícios destinados ao Instituto Normal Superior, para assim poder traçar as principais movimentações internas deste estabelecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Instituto Normal Superior; Ginásio Nacional; República; Políticas
Educacionais.

 

Biografia do Autor

Márcia de Nazaré Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura Plena em História, Especialista em Historiografia e Ensino de História pela Universidade Federal do Amazonase Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da UFAM

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Publicado

2020-05-20

Como Citar

de Nazaré Tavares, M. (2020). INSTITUTO NORMAL SUPERIOR:: o ideário republicano aplicado à instrução pública no Amazonas (1890-1893). Das Amazônias, 3(1), 56–72. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/3468