A gamificação como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem na turma de primeiro ano do ensino médio integrado do Ifac

contribuições para o processo de letramento digital dos alunos

Autores/as

  • Risonete Gomes Amorim IFAC

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.6.2-5

Resumen

O presente artigo tem como principal objetivo investigar como o uso das tecnologias digitais, pelo viés da gamificação, favorece o ensino e a aprendizagem na disciplina de língua portuguesa na turma de ensino médio de primeiro ano do curso de Redes de Computadores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, buscando entender também a importância do uso dessas metodologias ativas em sala de aula  contribuem para o processo de ampliação dos letramentos, através da diversidade de linguagens que permeiam os multiletramentos. Nesse sentido, o foco principal para tal pesquisa está relacionado à formação em letras português e atuação no Ifes, lócus da pesquisa, no qual foi possível perceber que a inserção da gamificação na disciplina de língua portuguesa é um mecanismo importante no desenvolvimento de novas práticas relacionadas às metodologias ativas. A metodologia pensada é de cunho bibliográfico, possuindo caráter quali-quanti, sendo realizado também uma pesquisa de campo com os alunos do Ifac, com uso de questionários e entrevista se for o caso.  Nesse sentido, para fundamentar a pesquisa que está em andamento, foram utilizados os seguintes autores: Alves (2015), Kleiman (2007), Leffa (2014), Rojo (2012), Souza (2021), entre outros. Por fim, destacamos aqui que apresente pesquisa encontra-se em andamento, não havendo ainda resultados concretos.

Biografía del autor/a

Risonete Gomes Amorim, IFAC

Formada em Letras Português, pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia do Acre (Ifac), mestranda no Programa de Pós-graduação: Letras: Linguagens e Identidades (PPGLI/Ufac).

Publicado

2023-12-18

Cómo citar

Gomes Amorim, R. (2023). A gamificação como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem na turma de primeiro ano do ensino médio integrado do Ifac: contribuições para o processo de letramento digital dos alunos. Das Amazônias, 6(2), 38–50. https://doi.org/10.29327/268903.6.2-5