Entre memórias e fontes históricas

diálogos, problemáticas e historiografias em sala de aula no ensino de história

Autores/as

  • Danilo Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Poliana de Melo Nogueira Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.1-5

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as múltiplas fontes históricas, suas ampliações e problematizações nas abordagens historiográficas voltadas ao ensino de história. É uma pesquisa bibliográfica a partir de artigo, livros, textos e trabalhos feitos nas disciplinas Ensino de História (CFCH318), Ensino de História II (CFCH131) do curso licenciatura em história da Universidade Federal do Acre. Assim, este trabalho tem como filtros conceituais: memórias, ensino de história, linguagens e de fontes históricas em sala de aula. Nossa perspectiva é que o diálogo entre professores, fontes e alunos trazem à tona outras experiências e vivências a partir da oralidade, da música, das letras, entre outras dimensões pedagógicas e metodológicas do cotidiano escolar. A pesquisa indica que teorias e metodologias não devem ser abordadas separadamente, pois interatuam na construção de outros conteúdos nas relações ensino aprendizagem na disciplina de História.

PALAVRAS-CHAVE: Memórias; Ensino de História; Linguagem; Fontes Históricas;

Biografía del autor/a

Danilo Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Licenciando em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Bacharel em História pela UFAC. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade pela mesma instituição.

Poliana de Melo Nogueira , Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC).      

Publicado

2021-06-19

Cómo citar

Rodrigues do Nascimento, D. ., & de Melo Nogueira , P. . (2021). Entre memórias e fontes históricas: diálogos, problemáticas e historiografias em sala de aula no ensino de história. Das Amazônias, 4(1), 36–50. https://doi.org/10.29327/268903.4.1-5