A ATIVIDADE DE MINERAÇÃO DE AREIA E IMPACTOS AMBIENTAIS NO RIO ACRE

Autores

  • Edílson Silva de Araújo
  • Francisco Elionardo Amâncio
  • Maria de Jesus Felipe
  • Waldemir Lima dos Santos

Palavras-chave:

Exploração mineral, impacto ambiental, rio Acre

Resumo

Este trabalho tem por finalidade mostrar como está sendo degradada às margens do Rio Acre, em razão das dragas que atuam em Rio Branco, bem como contribuir para tomadas de decisões dos gestores públicos ligados a questão ambiental, no sentido de empreender medidas que resultem na preservação das margens do referido manancial. A verificação in loco compreendeu a metodologia adotada para este trabalho, que foi desenvolvido a partir de expedições a campo, como parte das atividades práticas das disciplinas de Geomorfologia e Hidrografia, ambas do curso de Geografia da Universidade Federal do Acre. Posteriormente às expedições, analisou-se em gabinete as fotografias convencionais tomadas nas áreas em estudo. A partir das análises finais, restou comprovado a ocupação inadequada das margens do rio Acre, culminando com a fragmentação de sua mata ciliar, evolução de talude, em razão da má adequação da tubulação utilizada, bem como a compactação do solo com uso de máquinas pesadas, resultando no intenso processo erosivo das margens e aumentando, consideravelmente, a quantidade sedimentos em suspensão.

Referências

ACCORSI, Osmar José. Mineração de Areia no Rio Acre e os Problemas Ambientais Associados: Trecho da Área Urbana de Rio Branco/Ac. 2001. Dissertação (Mestrado em Geociências), Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Campo de Rio Claro. São Paulo, 2001.

ACRE (Estado). Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Programa Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre. Zoneamento Ecológico-econômico: recursos naturais e meio ambiente – documento final. Rio Branco, 2000. v 1, 116 f.

Constituição Federal. Artigo 225. 1988. Disponível em: < http:// www. valeverde.org.br/html/pesq.php>. Acesso em: 23/02/2007.

GUERRA, Antônio Teixeira. Estudo Geográfico do Território do Acre. Ed. Integral – Brasília: Senado Federal, 2004.

MAIA, Maria do Socorro Oliveira. Zoneamento Geotécnico do Sítio Urbano do Município de Rio Branco/Ac e seus arredores, para fins de Planejamento com ênfase à Expansão Urbana, através do Sensoriamento Remoto. 2003. Dissertação (Mestrado em Geociências), Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Campo de Rio Claro. São Paulo, 2003.

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237, de 19 de dezembro de 1997. Disponível em: < http:// www.lei.adv.br/237-97.htm>. Acesso em: 23/02/2007.

Downloads

Publicado

2019-12-08