BIOCAMPando: Vivenciando e integrando saberes, movimentos e ambiente

Autores/as

  • Denise Jovê Cesar Universidade Federal do Acre - Colégio de Aplicação - UFAC
  • Luciana Pereira Ogando UFAC
  • Cauê Camargo dos Santos UFAC
  • Adélia Aparecida de Melo UFAC
  • Luciana Vasconcelos da Silva Santos UFAC
  • Roberto Mamedio Bastos UFAC
  • Florípes da Silva Rebouças UFAC
  • Guadalupe Justa Delgadillo Torrez UFAC
  • Elisângela Maria de Souza Anastácio UFAC

Resumen

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre – CAP/UFAC – por meio da disciplina de Educação Física e buscando promover a integração entre os saberes elencados como acadêmicos na formação dos alunos do ensino médio, desenvolveu o projeto “BIOCAMPando: Vivenciando e integrando saberes, movimentos e ambiente, parte de um projeto de extensão maior, com o objetivo geral de proporcionar aos alunos da educação básica a melhoria do condicionamento físico para vivência da atividade física em um ambiente destinado a realização de trilhas. Foi desenvolvido durante o ano letivo de 2015, com duração de 16 semanas. Conclui-se que a experiência vivida contribuiu para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos no Ensino Médio.

Biografía del autor/a

Denise Jovê Cesar, Universidade Federal do Acre - Colégio de Aplicação - UFAC

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Especialista em Gestão do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera Uniderp, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS . Docente de Educação Física no Colégio de Aplicação - CAP/UFAC

Citas

- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica Programa Ensino Médio Inovador: Documento Orientador. Brasilia:MEC,2009.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física.2. Brasília: MEC/SEF, 1998

- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

- BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996.

- DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

- MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

- TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, n.73, dez. 2000. p.209-244.

Publicado

2016-07-16

Cómo citar

Cesar, D. J., Ogando, L. P., dos Santos, C. C., de Melo, A. A., da Silva Santos, L. V., Bastos, R. M., Rebouças, F. da S., Delgadillo Torrez, G. J., & de Souza Anastácio, E. M. (2016). BIOCAMPando: Vivenciando e integrando saberes, movimentos e ambiente. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 3(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/523

Número

Sección

Relatos de Experiência

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