XADREZ NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Nagila Maria Silva Oliveira Silva Oliveira Colégio De Aplicação da Universidade Federal do Acre
  • Roberto Mamedio Bastos Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre

Resumo

RESUMO:

            Neste trabalho será apresentado/descrito uma intervenção pedagógica realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. Trata-se de um relato de uma primeira iniciativa de inserção do jogo de xadrez na referida instituição. Objetiva-se por meio desse relato clarificar os fins pedagógicos dessa iniciativa, destacando as possibilidades que esse jogo oferece para um trabalho pedagógico no campo da construção das identidades dos alunos capeanos, no que tange a questões comportais e cognoscitivas. Os resultados evidenciam que por meio do xadrez os alunos têm a possibilidade de identificar suas dificuldades no campo do raciocínio lógico e sociológico, clarificando para os professores suas necessidades de aprendizagem, que extrapolam os conhecimentos requeridos para o jogo, atingindo também as necessidades para uma aprendizagem escolar significativa.

 

Biografia do Autor

Nagila Maria Silva Oliveira Silva Oliveira, Colégio De Aplicação da Universidade Federal do Acre

Professora Alfabetizadora, Mestre em Letras, graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Acre. Formadora do programa de interiorização PAFOR no Estado do Acre.

Roberto Mamedio Bastos, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre

Atuação de pedagogo no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. Especialista em Metodologia do Ensino Superior  pela UNIJIPA, graduação em pedagogia pela UNIR.

Referências

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação de jogo: São Paulo: Zahar, 1971.

Downloads

Publicado

2016-07-16

Como Citar

Oliveira, N. M. S. O. S., & Bastos, R. M. (2016). XADREZ NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/520

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)