XADREZ NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Abstract
RESUMO:
Neste trabalho será apresentado/descrito uma intervenção pedagógica realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. Trata-se de um relato de uma primeira iniciativa de inserção do jogo de xadrez na referida instituição. Objetiva-se por meio desse relato clarificar os fins pedagógicos dessa iniciativa, destacando as possibilidades que esse jogo oferece para um trabalho pedagógico no campo da construção das identidades dos alunos capeanos, no que tange a questões comportais e cognoscitivas. Os resultados evidenciam que por meio do xadrez os alunos têm a possibilidade de identificar suas dificuldades no campo do raciocínio lógico e sociológico, clarificando para os professores suas necessidades de aprendizagem, que extrapolam os conhecimentos requeridos para o jogo, atingindo também as necessidades para uma aprendizagem escolar significativa.
References
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação de jogo: São Paulo: Zahar, 1971.