BIOCAMPando: Vivenciando e integrando saberes, movimentos e ambiente
Resumo
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre – CAP/UFAC – por meio da disciplina de Educação Física e buscando promover a integração entre os saberes elencados como acadêmicos na formação dos alunos do ensino médio, desenvolveu o projeto “BIOCAMPando: Vivenciando e integrando saberes, movimentos e ambiente, parte de um projeto de extensão maior, com o objetivo geral de proporcionar aos alunos da educação básica a melhoria do condicionamento físico para vivência da atividade física em um ambiente destinado a realização de trilhas. Foi desenvolvido durante o ano letivo de 2015, com duração de 16 semanas. Conclui-se que a experiência vivida contribuiu para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos no Ensino Médio.
Referências
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica Programa Ensino Médio Inovador: Documento Orientador. Brasilia:MEC,2009.
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física.2. Brasília: MEC/SEF, 1998
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
- BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996.
- DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
- MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
- TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, n.73, dez. 2000. p.209-244.