OBESIDADE EM ESCOLARES: UM OLHAR A PARTIR DOS DADOS DA PESQUISA DE ORÇAMENTOS FAMILIARES

Autores

  • Denise Jovê Cesar Universidade Federal do Acre - Colégio de Aplicação - UFAC
  • Rafaelly Bruna Martins da Silva Universidade Federal do Acre - UFAC - Curso de Educação Física

Resumo

A obesidade é a condição na qual o indivíduo apresenta uma quantidade excessiva de gordura corporal, atingindo todas as faixas etárias, configurando-se como uma patologia de ordem multifatorial, sendo considerado um problema de saúde pública. Este estudo tem por objetivo a análise dos dados disponíveis na Pesquisa de Orçamentos Familiares realizada no período de 2008-2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, disponibilizado no ano de 2011, a cerca da obesidade infanto-juvenil. Trata-se de um estudo do tipo analítico, que teve como instrumentos os dados disponibilizados pelo IBGE/PNAD e a literatura. Como resultados percebe-se que a proporção de obesidade cresce em adolescentes com idade de 10 a 19 anos, chegando a 4,9% da população investigada. Conclui-se neste estudo que a obesidade é reflexo de um conjunto de fatores que favorecem o seu aparecimento e manutenção, tendo aumentado em um ritmo acelerado na população infanto-juvenil.

Biografia do Autor

Denise Jovê Cesar, Universidade Federal do Acre - Colégio de Aplicação - UFAC

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Especialista em Gestão do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera Uniderp, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS . Docente de Educação Física no Colégio de Aplicação - CAP/UFAC

Rafaelly Bruna Martins da Silva, Universidade Federal do Acre - UFAC - Curso de Educação Física

Academica do curso de Educação Física Bacharelado da UFAC

Referências

CHAVES, V. L. de V. et al. Evolução espaço-temporal da obesidade em adolescentes masculinos brasileiros, 1980 a 2005. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, 26 (7) p.1303-1313, 2010.

CHRISTOFARO, D. G. D. Excesso de peso em adolescentes: associações com características próprias e de seus pais ou responsáveis. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2012.

ENES C; SLATER. B. Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. Rev. bras. epidemiol. vol.13 no.1 São Paulo Mar. 2010.

EVANGELISTA, F. S. Atividade física e peso corporal na infância e na adolescência, in De Rose Jr, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescencia: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, Artmed, 2009.

FLORINDO, A.A. et al. Prática de atividades físicas e fatores associados em adultos, Brasil, 2006. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 43, supl. 2, p. 65-73, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: análise do consumo familiar pessoal no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE,2011

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Pesquisa de Nacional por amostras de domicílios em 2008: um panorama da saúde no Brasil: acesso e utilização dos sevriços, condições de saúde e fatores de risco e proteção à saúde. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

KANE, J. B. FRISCO M. L. Obesity, school obesity prevalence, and adolescent childbearing among U.S. young women. Social Science & Medicine, Volume 88, July 2013, Pages 108–115.

KRINSKI, K. et al. Estado nutricional e associação do excesso de peso com gênero e idade de crianças e adolescentes. Ver. Bras. Cineantopom Desempenho Human. 2011 , 13 (1) p-29-35

LOURENÇO, A. E. P.O Bonfim na Balança: um estudo sobre ruralidade e saúde por meio da análise do estado nutricional das práticas alimentares e da agricultura num bairro de Petrópolis, Rio de Janeiro. Tese de Doutorado Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2010.

MONTEIRO C.A, BENICIO M.H.D.A., KONNO S.C, SILVA A.C.F.D, LIMA A. L. L. D, CONDE W.L.Causes for the decline in childunder-nutrition in Brazil, 1996-2007.Revista de Saúde Pública 2009;43(1):1-8.

REED, D.B. PATTERSON, P. J, WASSERMAN, N. Obesity in Rural Youth: Looking Beyond Nutrition and Physical Activity. Journal of nutrition education and behavior [1499-4046] Reed, Debra yr: 2011 vol: 43 iss:5 pg:401 -408

WHO, World Health Organizatio Obesity: preventing and managing the global epidemic. Geneva: WHO; 2000.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Cesar, D. J., & da Silva, R. B. M. (2015). OBESIDADE EM ESCOLARES: UM OLHAR A PARTIR DOS DADOS DA PESQUISA DE ORÇAMENTOS FAMILIARES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/378

Edição

Seção

Ensaio Acadêmico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)